Itália de montanhas e vales

La Italia de las montañas y los valles

Uma Itália diferente.

O que é que lhe vem à cabeça quando pensa em Itália? Penso em longos passeios em Verona, uma tarde nas colinas sem fim e um copo de vinho no terraço de uma pequena casa na Toscana. Neste post, quero mostrar-vos o norte desta terra maravilhosa.

QUANDO IR

1- julho em Itália é a época alta do turismo, mas não se preocupem, porque as pessoas costumam ir para o sul e não tanto para o norte, como recomendamos neste post. Há mais horas de sol e o tempo está ótimo, vai desfrutar das Dolomitas como em nenhuma outra altura do ano.

O QUE VER

2- O centro histórico de Verona é Património Mundial da UNESCO, um dos centros medievais e renascentistas mais bem preservados do país.

3- Em Milão, não pode perder o Duomo, uma das catedrais mais impressionantes do mundo, cuja construção começou em 1386 e terminou em 1965.

4- Enquanto estiveres no norte, dirige-te para Langhe, onde encontrarás paisagens montanhosas intermináveis, com castelos no topo e aldeias nas encostas. É famosa pelas suas vinhas, pelo que poderá desfrutar de um vinho requintado.

CULTURA

5- Um dos pilares da cultura italiana é, sem dúvida, a sua gastronomia. Mas não te limites às massas e pizzas (que são deliciosas), experimenta outros pratos tradicionais que nunca viste antes.

6- Um facto muito curioso é que na cidade de Falciano del Massico foi proibido em 2012 morrer na cidade. Foi uma resposta à recusa do Estado em ampliar o cemitério da cidade, que estava cheio.

7- Diz a lenda que a pizza margherita recebeu esse nome em homenagem à rainha Margherita Teresa Giovanni, em 1889. Depois de ter chamado um mestre pizzaiolo napolitano para preparar três pizzas, a que ela mais gostou foi a que tinha tomate, mozzarella e manjericão, pelo que colocou um carimbo no estabelecimento do pizzaiolo e chamou à pizza Margherita.

O QUE COMER

8- Canederli são almôndegas feitas com pão velho, cebola e fiambre. São normalmente servidas em sopa de carne, o mesmo caldo em que são cozinhadas. É um prato muito simples mas delicioso.

9- Bagna cauda é um fondue feito com creme de leite, alho e óleo, em lume muito brando. Mergulham-se nela legumes ou pedaços de pão.

10- Quando estiveres em Verona, não percas um bom prato de polenta. Normalmente é servida com aves.

11- Não se esqueça de tomar um vinho prosecco ou um spritz fresco em qualquer terraço que encontrar, são as bebidas mais famosas, mas tenha cuidado porque são suaves e você pode beber mais do que deveria.