Regra dos dois terços
Se colocar um quadro ou vários quadros em cima de uma peça de mobiliário, sofá ou como cabeceira de cama, o quadro ou os quadros devem medir, pelo menos, dois terços da peça de mobiliário ou elemento por baixo. Por outras palavras, à primeira vista, não deve exceder o comprimento do móvel ou do sofá.
Calcule o seguinte: divida o comprimento da peça de mobiliário por 3 e multiplique esse resultado por 2.
Neste exemplo, verá que é fácil:
2. Distância para pendurar os quadros
É importante que os seus quadros estejam em harmonia com a decoração. Quando colocar um quadro em cima de um móvel, deixe cerca de 15 a 30 cm entre o móvel e o quadro.
3) Separação entre quadros
A distância que deve deixar entre os quadros é proporcional ao seu tamanho. Quanto maiores forem, maior deve ser a distância entre eles.
O espaçamento mínimo é de 5 a 10 cm.
Aplique a regra dos dois terços se os quadros estiverem pendurados por cima de um elemento decorativo.
Crie a sua própria galeria de imagens em casa Toda
4. Pensar antecipadamente nas composições
Planeie as composições antes de pendurar os quadros na parede. Pode fazer a apresentação no chão ou desenhá-la numa folha de papel. Será mais fácil para si visualizá-la, caso contrário, o resultado não será o esperado.
Se fizer a apresentação ou o esquema no chão, coloque os quadros de cabeça para baixo para ver as tomadas e poder anotar as medidas. Será mais fácil transferi-las para a parede.
Se preferir utilizar papel, recomendo que recorte folhas de papel ou de papel de artesanato do tamanho dos quadros e que as cole na parede, como um esboço, utilizando fita adesiva.
5. A regra de ouro nas composições
Se vai utilizar quadrados de tamanhos diferentes, coloque primeiro os maiores no centro e depois preencha os espaços com os mais pequenos. Sem ordem, sim, mas mantendo uma linha imaginária no centro. Desta forma, cria-se um equilíbrio visual.
6. Manter as proporções
Não coloque um quadro muito pequeno numa parede grande, ou uma peça muito grande numa parede pequena. Deve manter as proporções.
Mantenha esta regra também quando pendurar um quadro na vertical ou na horizontal. Por exemplo, não coloque um quadro vertical por cima de um sofá, pois parecerá desproporcionado.
7. A altura adequada
Numa parede vazia, se não houver móveis ou elementos por baixo, deve ser colocado ao nível dos olhos. A cerca de 150 - 170 cm do chão.
8. As âncoras são importantes
Para os quadros de grandes dimensões, utilize sempre duas fixações para distribuir o peso. Deste modo, evita-se que o quadro sofra tensões e que caia ou danifique a parede.
Recomendo que, se o quadro tiver mais de 50 cm de largura, utilize fixações do lado esquerdo e do lado direito. Isto também ajudará a mantê-lo direito.
9. O nível sempre à mão
Para garantir que as suas composições estão perfeitamente direitas, uma ferramenta de que não pode prescindir é um nível de bolha de ar. Se não tiver um, pode descarregar uma aplicação móvel que lhe permita fazê-lo. O Iphone e o Android têm aplicações de nivelamento.
10. A iluminação é importante, e muito importante
Quando um quadro tem a luz certa, fica mais espetacular. Atrairá muito mais atenção do que se estiver mal iluminado.
Se o local onde o vai colocar tiver uma fonte de luz forte, vai gerar reflexos e não será visto corretamente, pelo que não vale a pena pendurá-lo.
Se, por outro lado, receber sombras ou for muito escuro e impedir que seja visto claramente, pode modificar a fonte de luz ou escolher outro local.