7 ideias para um turismo mais sustentável

El decálogo del turismo sostenible

Viajar de forma sustentável e responsável

Há muitos factores que podemos não ter em conta quando apanhamos um avião ou um carro, e algo que pode parecer tão banal para nós deixa uma enorme pegada ambiental. Isto não significa que não possa viajar, ou que tenha de deixar de o fazer, mas com estas dicas reduzirá bastante o impacto que deixamos à nossa volta.

1- DESTINO

Neste momento vivemos numa conexão tão absoluta que é essencial sair da rotina e fazer uma escapadela para um destino maravilhoso. Só porque o seu destino é deslumbrante não significa que tenha de ir para as zonas e cidades turísticas mais comuns, cheias de gente e em época alta, na verdade, encorajo-o a escolher um lugar que esteja longe de tudo isto. Todos nós somos viajantes, mas também somos turistas, e temos tendência para estar constantemente a superlotar em vez de os espalhar, pelo que as zonas sofreriam muito menos. Se seguir o meu conselho, terá uma experiência diferente, poderá integrar-se muito melhor na vida quotidiana do local e estará também a contribuir para um turismo mais sustentável.

2- HISTÓRIA E CULTURA

Este é possivelmente um dos conselhos mais importantes, e é essencial informar-se sobre a história, a cultura e o património do local para onde vai viajar. Não só por curiosidade, mas também porque assim se pode respeitar a sociedade com a qual se vai conviver. Conhecer os comportamentos, os valores e as tradições é sempre necessário para evitar cair em clichés banais e geralmente errados. Expandir os seus conhecimentos em todos estes domínios aumentará a sua sabedoria e o seu amor pelo mundo e pelas pessoas que nele vivem.

3- ALOJAMENTO

Ao escolher o alojamento, temos de ter em conta muitos factores para reduzir o impacto ambiental que causamos quando viajamos. É muito importante escolher locais que promovam a poupança de recursos, a utilização de transportes públicos e que utilizem materiais de construção que respeitem o ambiente e as tradições da zona, bem como ter em conta as praias com bandeira azul ou as reservas naturais. Nos hotéis e zonas de alojamento pode perguntar se têm certificações ecológicas e de integração com o contexto natural.

4- DESLOCAÇÕES

Opte sempre por andar a pé em vez de apanhar transportes e, se não puder, escolha os transportes públicos em vez dos privados. As alternativas a pé e de bicicleta são amigas do ambiente e também respeitam o património cultural das zonas mais povoadas, pois reduzem a erosão dos solos e não contribuem para os diferentes tipos de poluição que os outros meios de transporte provocam.

5- ÁGUA, LIXO E RESÍDUOS

É algo que não se deve fazer apenas quando se viaja, mas por vezes, na excitação das férias e no relaxamento de um tempo fora, podemos esquecer-nos, por isso vale a pena recordar estes pontos cruciais. Todas as populações dependem da água, é um recurso escasso e, embora consideremos a sua acessibilidade um dado adquirido, nem sempre é esse o caso, pelo que deve ser muito responsável com o seu consumo onde quer que esteja. Informe-se sobre o sistema de recolha de resíduos no local para onde se desloca e tente reciclar o máximo possível sempre que puder. Minimize a produção de resíduos, especialmente de plástico, não comprando produtos com embalagens desnecessárias.

6- FLORA E FAUNA

Evite comprar plantas ou animais para levar para casa, não só porque podem causar problemas na alfândega ou estar protegidos, mas também porque podem ser um problema para o seu próprio ambiente quando regressar. Quando visitar áreas protegidas, como parques naturais, não se esqueça que estes foram criados precisamente para cuidar e preservar a flora e a fauna da zona, por isso tenha respeito e cuidado.

7- PRESENTES

Todos nós trazemos presentes uns aos outros! E é claro que pode continuar a fazê-lo, para si e para todos os seus entes queridos, mas tente comprá-los em lojas de artesanato locais, a fim de contribuir para a manutenção e o desenvolvimento da economia da área que está a visitar, e são presentes que certamente serão muito mais apreciados no seu regresso.