La Rioja, a terra do vinho

La Rioja, la tierra del Vino

🌿 TIPO DE VIAGEM

Gastronomia e natureza

🤔 MELHOR ALTURA PARA VIAJAR PARA LA RIOJA

SETEMBRO: Aproveite as festas das colheitas, que enchem as aldeias de La Rioja de festa e vinho.

O QUE FAZER EM LA RIOJA

Um brinde a La Rioja e a alguns dos melhores vinhos tintos produzidos no país. Os seus vinhos combinam muito bem com os solos ocres e o vasto céu azul desta região, que parece muito mais mediterrânica do que o verde território basco mais a norte. De facto, é difícil não sentir que se está noutro país. A maior parte dos vinhedos desta região flanqueia o rio Ebro em Haro, mas alguns deles estendem-se até à vizinha Navarra e à província basca de Alava. No entanto, a oferta desta região diversificada vai para além dos prazeres da uva, e passar alguns dias aqui permite visitar aldeias animadas e igrejas de peregrinos pacíficos, e até seguir o rasto de répteis gigantes.

🌮 NÃO SE PODE DEIXAR LA RIOJA SEM PROVAR A GASTRONOMIA LOCAL

Esta gastronomia simples e deliciosa, baseada em produtos locais, pode ser apreciada nos restaurantes de La Rioja, desde saborosos menus fixos a elaborados pratos de assinatura com estrelas Michelin; mas também pode ser experimentada da forma mais típica: saindo para comer tapas nas zonas mais famosas de cada cidade de La Rioja. Os melhores ingredientes para os seus pratos de legumes de estrela vêm da sua horta, desde alcachofras, cardo, borragem, até à combinação magistral de todos eles num excecional guisado de legumes. As carnes também não ficam atrás, aqui podem provar-se costeletas de borrego assadas com os rebentos de videira seca que são podados das vinhas de Rioja. Alguns pratos de antigamente, que as avós faziam, ainda hoje podem ser comidos: bacalhau, trote, trote, trote, patorrillo, enchidos, caracóis? Se tiver espaço para alguns doces, não pode perder os fardelejos de Arnedo, feitos com amêndoas e azeite, ou o maçapão de Soto.

👁🗨 CURIOSIDADES DE LA RIOJA

Uma das tradições mais curiosas de La Rioja é a popular Batalla del Vino (Batalha do Vinho), uma peregrinação a uma ermida perto da cidade que termina com milhares de pessoas a atirarem vinho umas às outras com as armas mais loucas, desde espeto de vinho a pistolas de brincar. É a festa mais louca de La Rioja, na qual se chegam a deitar 75 000 litros de vinho em poucas horas. Depois, regressam a Haro mostrando as cicatrizes desta batalha nos seus trajes coloridos, onde dançam as tradicionais vueltas na Plaza de la Paz, junto à Câmara Municipal de Haro.

😎 DICA MISS WOOD

Visite algumas das adegas mais famosas da DO, decoradas com uma arquitetura vanguardista. Desde as Bodegas Campo Viejo, em Logroño, até à Marqués de Tena, galardoada com o mesmo prémio em 2007, passando pela nova adega Ysios, em Laguardia, desenhada por Santiago Calatrava. E, claro, as adegas de Marqués de Riscal, em Elciego, onde o arquiteto americano Frank Gehry utilizou de tal forma o titânio que é difícil acreditar que no seu interior se cultivam vinhos e não obras de arte, como no Guggenheim.

5 LUGARES IMPERDÍVEIS EM LA RIOJA

1. LOGROÑO: Logroño é uma majestosa cidade vinícola com um núcleo de praças arborizadas, ruas estreitas e recantos escondidos. Tem vários monumentos, mas talvez o mais importante para alguns seja a sua grande seleção de bares de pintxos. De facto, Logroño está a estabelecer rapidamente uma reputação culinária digna de rivalizar com qualquer outra cidade espanhola.

2. VIVANCO: Um local de visita obrigatória para os amantes do vinho, o Museu da Cultura do Vinho, um centro de alta tecnologia, investiga a história e a cultura do vinho, bem como os vários processos envolvidos na sua produção. Alguns dos tesouros em exposição incluem jarros de vinho desenhados por Picasso, mosaicos romanos e bizantinos e objectos religiosos inspirados no vinho. São oferecidas várias visitas guiadas aos bastidores da produção de vinho, incluindo provas de vinho.

3) MOSTEIRO DE YUSO: Este mosteiro do século VI em San Millán de la Cogolla, por vezes chamado "O Escorial de La Rioja", alberga muitos tesouros no seu museu. Só pode ser visitado através de uma visita guiada (as visitas só estão disponíveis em espanhol, os visitantes que não falam espanhol recebem um folheto informativo com textos em inglês e francês). As visitas duram 50 minutos e partem aproximadamente de meia em meia hora. O mosteiro fornece mapas de pequenos percursos pela região.

4. RIOJATREK: A Riojatrek, situada a 2,5 km a sudeste do centro, oferece uma vasta gama de visitas personalizadas ao vinho (que podem incluir uma visita a uma vinha e adega tradicionais e até workshops de vinificação), bem como provas de vinhos e excursões por algumas das mais fabulosas rotas de montanha de La Rioja.

5. HARO: Apesar da sua fama no mundo do vinho, Haro, a capital da região vinícola de Rioja, não é uma cidade de beleza inebriante. No entanto, a cidade vive a um ritmo alegre e o seu centro histórico compacto, que começa na Plaza de la Paz, é o lar de ruas fascinantes repletas de bares e lojas de vinho. As adegas de vinho abundam em Haro, algumas das quais estão abertas ao público (embora seja quase sempre necessário reservar uma visita com antecedência). Uma lista completa de adegas para visitar está disponível no posto de turismo.

Preencha o seu Woody Map Natural España comos destinos visitados e pendure nele as suas melhores recordações.