15 factos que precisa de saber sobre Istambul

15 datos sobre Estambul que debes conocer

QUANDO IR

Verões quentes e húmidos, com pouca chuva, mas quando há chuva é forte e curta.

A melhor altura para ir é na primavera e no outono, pois o clima é mais ameno e suave.

O QUE VER

Hagia Sophia. Desde a sua construção em 532, este impressionante edifício evoluiu de uma basílica para uma mesquita, e é atualmente um museu. Sem dúvida, um dos edifícios mais emblemáticos de Istambul, não pode deixar de o visitar.

Torre Galata. Esta impressionante estrutura, quando foi construída em 1348, tornou-se o edifício mais alto da cidade. Embora a torre atual não seja a original, pois sofreu modificações em todos os aspectos, vale a pena admirá-la.

O Bósforo. Um cruzeiro pelo Bósforo deve estar nos seus planos se for a Istambul. Este estreito foi o espetador de guerras entre as culturas mais coloridas e poderosas da história. Relaxe admirando as cidades e os palácios nas suas margens.

Palácio Topkapi. Este palácio é o melhor exemplo da arquitetura secular turca e foi construído em 1465. Situado entre o Corno de Ouro e o Mar de Mármara, terá uma vista inigualável sobre o Bósforo.

Aqueduto de Valens. Este antigo aqueduto romano foi concluído em 368. A sua altura de 64 m é de cortar a respiração e só restam 800 m.

Mesquita de Suleymaniye. Construída em 1558, esta é a maior mesquita da cidade. Foi reconstruída várias vezes devido a incêndios e outras calamidades, mas o seu encanto mantém-se e vê a história passar.

CULTURA

Em Istambul é tradição tirar os sapatos quando se entra numa casa, por isso lembra-te de o fazer se fores convidado para uma. Não te esqueças que Istambul também é um país muçulmano, por isso limita o consumo de álcool às zonas onde é claramente permitido, para não incomodares ninguém. Uma das melhores coisas de viajar é aprender sobre os costumes e a cultura de cada país e esta está profundamente enraizada.

Istambul é uma grande cidade, que mistura diferentes sociedades e tem uma oferta cultural fantástica, por isso, independentemente da altura do ano em que decidir ir, encontrará sempre exposições, concertos e festivais.

O QUE COMER

Pastirma. Se já experimentou a mojama, esta ser-lhe-á familiar. Não têm nada a ver uma com a outra, mas são semelhantes tanto na cor como na forma como são confeccionadas. Esta carne de vaca salgada e seca ao ar livre fará as delícias de qualquer paladar.

Balik Ekmer. Este é provavelmente o prato mais simples de que vamos falar: é um filete de peixe num pão, e mais nada. Dependendo da zona, pode ter um molho ou um acompanhamento, como alface. Sabemos que é simples, mas é um prato obrigatório da comida de rua em Istambul.

Iskender. Esta é outra forma original de experimentar a carne do kebap. Em pedaços de pão, barrados com manteiga, coloca-se a carne, junta-se molho de tomate e iogurte. Parece estranho, mas é delicioso, também pode ser encontrado como bursa kebabi.

Baklava. Bolo tradicional turco feito com pasta de pistáchio e nozes. É embebido em calda, o que o torna particularmente doce, e é tradicionalmente consumido com chá.

Delícia turca. Se ainda não provou esta incrível sobremesa, chegou a altura, e se já o fez, não deixe de provar os originais. Os melhores são feitos com calda e fruta verdadeira, não com aromatizantes.