Os sítios a não perder se for a Yosemite

Los imprescindibles si vas a Yosemite

Yosemite é um local fantástico para fugir para um ambiente natural entre as cidades agitadas dos Estados Unidos. Desfrutará de ar fresco, de vistas espectaculares e de uma vida selvagem maravilhosa - poderá até ver um urso!

QUANDO IR

Embora setembro seja uma óptima altura para ir a Yosemite, outras alturas também são óptimas. Por exemplo, no inverno pode esquiar, em abril e maio as cascatas e os lagos estão no seu ponto mais espetacular e fevereiro é a única altura em que pode ver o fenómeno da "cascata de fogo" no El Capitan.

O QUE VER

Para os aventureiros e desportistas, Yosemite é o local perfeito para visitar. No Half Dome pode subir mais de 2.600 metros acima do nível do mar. Para vencer este desafio é preciso estar preparado e saber escalar e estar em boa forma física, mas vale mesmo a pena.

El Capitan é outro grande desafio para os alpinistas em Yosemite. As Cataratas de Yosemite são certificadas como as mais altas dos EUA, com uma queda de 739 metros de cima para baixo.

Em Mariposa Grove, pouco antes da saída sul do parque, pode admirar as sequóias gigantes que compõem esta floresta, que é sem dúvida uma das maiores atracções de Yosemite. Por fim, dirija-se ao Indian Cultural Museum, onde poderá conhecer a história das tribos nativas do vale, como os Miwok e os Paiute.

CULTURA E CURIOSIDADES

Este incrível parque natural, situado a 320 km da cidade de São Francisco, foi declarado Património da Humanidade em 1984. Com os seus mais de três mil quilómetros quadrados, mais de 90% foi declarado selvagem e sem presença humana notável. Além disso, um facto impressionante é que 20% das espécies de plantas de todo o estado da Califórnia se encontram neste parque, uau!

Esta área espetacular era uma reserva indígena em 1864, mas mudou o seu estatuto para parque nacional em 1890. Relatórios indicam que os primeiros assentamentos podem ter ocorrido há aproximadamente 2.000 anos. Depois disso, as terras de Yosemite passaram por exploração, corridas do ouro, guerras de borboletas e muitos outros incidentes humanos. Mas quase não foi explorada porque era uma barreira natural para os colonos.

Em 1855, o artista Thomas Ayres foi para o vale com outras pessoas e, no outono desse ano, foi publicado um dos mais famosos desenhos das cataratas de Yosemite. Ayres continuou a publicar imagens no ano seguinte e organizou uma exposição em Nova Iorque. Desde então, o parque nacional tem sido uma fonte de inspiração para artistas e fotógrafos.

O QUE COMER

Não encontrará muita comida tradicional em Yosemite, mas encontrará certamente em São Francisco, que fica a cerca de três horas de distância. Esta é uma cidade multicultural, e o seu porto deu origem a algumas misturas curiosas na sua cultura gastronómica.

O Crab Cioppino é um ótimo exemplo disso. Feita com caranguejo e marisco, esta sopa de fabrico italiano fará com que queira voltar a fazê-la. Servida num caldo de tomate temperado à italiana, as amêijoas e o camarão realçam o seu sabor já de si único. As bactérias são utilizadas na fermentação do vinho e da cerveja e, quando misturadas com a levedura, dão ao pão de massa fermentada, um pão saboroso para acompanhar pratos fartos, o seu sabor azedo caraterístico.

A sobremesa californiana por excelência é provavelmente o It's-it. It's-it é uma sanduíche de gelado com creme no interior e coberta de chocolate, muito parecida com alguns dos gelados que se podem comprar aqui, mas com muito mais sabor.

Related Posts