O que é a viagem solidária?

¿Qué son los viajes solidarios?

O que é uma viagem solidária?

Cada vez mais turistas preocupam-se não só com o local para onde viajam, mas também com a forma como viajam e o impacto que terão na comunidade. É por isso que está a surgir um novo tipo de turismo, centrado nas ONGe no seu trabalho na zona onde estão localizadas.

Os viajantes já não querem apenas praias, montanhas e grandes cidades, querem agora incluir componentes sociais onde possam participar e observar de perto as diferentes realidades para poderem ajudar ativamente a melhorá-las. Este tipo de viagens tem como objetivo promover a solidariedade e eliminar preconceitos que possam ter sido adquiridos ao longo da vida. Geralmente, nas viagens de solidariedade, é feita uma contribuição financeira para o país e/ou ONG a visitar.

Apesar do impulso económico dado às ONGs, este tipo de turismo é normalmente mais barato do que o turismo tradicional, uma vez que se af asta das grandes cidades cheias de gente, dos hotéis de luxo e das zonas normalmente reservadas aos turistas. Para fazer este tipo de turismo é preciso estar disposto a pôr uma mochila ao ombro, a ajudar, mas acima de tudo ter uma mente aberta para aprender e descobrir novas formas de vida e de cultura que talvez não conhecesse antes.

Diferença entre voluntariado e viagens de solidariedade

Mas qual é a diferença entre uma viagem de solidariedade e uma viagem de voluntariado? Começando pelo gasto financeiro de que já falámos e que não se verifica no voluntariado, a segunda grande diferença é que no voluntariado se intervém no terreno, enquanto numa viagem de solidariedade apenas se vai aprender e conhecer o que faz a ONG com que se foi.

Por esta razão, para ser voluntário é necessário possuir determinados conhecimentos, como a língua, competências específicas ou uma profissão, enquanto uma viagem de solidariedade pode ser efectuada por qualquer pessoa que queira colaborar. Pela mesma razão, as viagens de solidariedade são normalmente programadas durante a época de férias, enquanto as viagens de voluntariado estão disponíveis durante todo o ano.

O voluntariado pode durar de uma semana a um ano, enquanto as viagens de solidariedade, sendo um tipo de turismo, duram no máximo duas semanas. Devido às diferentes implicações no terreno, as viagens de solidariedade são uma experiência pessoal, enquanto o voluntariado também pode ser profissionalmente enriquecedor.

Controvérsia

A associação SOS Racismo denunciou este tipo de prática. É feito a pensar na forma como vai ser contado às outras pessoas, para mostrar como somos bons e o bem que estamos (supostamente) a fazer pela vida destas crianças negras", afirmou ao El Diario um dos seus membros, Youssef M. Ouled. É um ativismo moral que não vai mudar a situação real, que procura apelar aos sentimentos e às emoções, não é mais do que um remendo sem transcendência".

Muitas associações anti-racistas têm denunciado este tipo de práticas, sobretudo as que provêm de certas ONG de credibilidade duvidosa, porque fazem um apelo direto ao"salvador branco", ou seja, uma pessoa ou uma organização em posição privilegiada que se aproxima de uma comunidade para ajudar, embora as actividades que desenvolvem sejam muitas vezes vazias. Isto deve-se a uma mistura entre o que muitas ONG mostram nos seus próprios perfis e a falta de conhecimento da população em geral, que quer ajudar e se aproxima delas.

Independentemente de tudo isto, o que é claro é que, se quisermos ajudar países e zonas empobrecidas, podemos procurar diferentes formas de o fazer, mas podemos fazê-lo fazendo uma boa pesquisa e corroborando que as ONG e associações envolvidas estão a trabalhar para fazer uma mudança real e significativa e a partir de uma posição que respeita a cultura e a sociedade em que se encontram.

Já participou em alguma destas viagens?

Conte-nos a sua experiência.