10 dicas importantes para viajar com animais de estimação

10 consejos clave para viajar con mascotas

O que todos os donos de animais de estimação querem é que eles estejam sempre connosco, mesmo quando viajamos, mas a realidade é que, na maioria das vezes, isso não é possível.

Por vezes porque a empresa não o permite, porque não temos muito tempo ou porque é uma espécie que não pode ser levada em transportes públicos. Por isso, vou fazer uma lista de coisas a ter em conta quando se viaja, especialmente de avião, com os nossos pequenos peludos.

1. é possível evitar a sedação?

Fale sempre com o seu veterinário, mas ele também lhe dirá para evitar a sedação, se possível. Mesmo que este tipo de sedação em viagem seja muito ligeiro, não deixa de ser uma sedação, pelo que tem alguns riscos. Assim, se o seu animal de estimação for calmo e não se stressar facilmente, e seguir sempre as instruções do seu veterinário, poderá evitá-lo com alternativas como os sprays de feromonas.

2. viajar de avião

Quase todas as companhias aéreas permitem cães e gatos na cabina, se pesarem menos de 8 kg com a transportadora macia incluída.

Viajar com animais exóticos

Tenha cuidado com outros animais, como furões, coelhos, aves, animais exóticos ou mesmo cães classificados como PPP (cão potencialmente perigoso), pois algumas companhias aéreas permitem-nos com restrições ou outras não os aceitam no porão ou no compartimento de carga.

4. Tente sempre reservar voos directos

Em primeiro lugar, para lhe causar o mínimo de stress possível e, em segundo lugar, porque há companhias aéreas que, mesmo que a transferência seja dentro da mesma linha, tem de fazer o check-in em cada viagem, pelo que precisaria de muito mais tempo entre voos.

5. Viajar de comboio com animais

Se viajar de comboio, as viagens de média e longa distância ou AVE só permitem animais até 10 kg, e sempre numa transportadora. Tenha cuidado com isto, porque se os passageiros se queixarem de que o animal é um incómodo, podem obrigá-lo a mudar de carruagem ou mesmo de comboio, dependendo do que acontecer.

6. Viajar de barco com animais

As viagens de barco, que normalmente são longas, são um pouco mais complicadas. Os navios têm normalmente uma zona no convés reservada aos animais, com canis individuais. Dependendo da duração da viagem e do navio, pode ir vê-los, ou mesmo levá-los a passear no convés. Já tive de viajar muitas vezes de barco com cães e, felizmente, nunca fui impedido de os ir ver, ou mesmo de os levar a passear na mesma zona das jaulas. No caso dos gatos, há algumas companhias que até permitem que os leve consigo na cabina.

7. Viajar com animais de assistência

Os animais de assistência, como os cães-guia, podem viajar sem restrições nestes três tipos de transporte, com algumas diferenças entre eles, como o uso de açaime, consoante a companhia. Não encontrei empresas que não autorizem a viagem com cães-guia, embora autorizem a viagem com cães de assistência de outros tipos.

8. Pode evitar viajar

Independentemente de o seu animal de estimação estar nervoso ou não, lembre-se que viajar é uma situação muito stressante, mesmo para os humanos, por isso, se tiver alguém com quem deixar o seu animal de estimação durante esses dias, tanto melhor. Ele só deve acompanhá-lo se for absolutamente necessário.

9. Obtenha os seus documentos atempadamente.

Tanto as viagens nacionais como as internacionais requerem uma série de procedimentos específicos, como vacinas ou passaportes, tal como se estivesse a viajar para um local onde precisasse deles durante algumas semanas, e as vacinas e os exames devem ser feitos geralmente nos seis meses anteriores à viagem.

10.Prémio!

Ele fez uma viagem horrível, sem saber o que se estava a passar e nós também não lhe conseguimos explicar. Recompense-o com algumas das suas coisas preferidas e faça-o compreender que se portou muito bem e que continuará sempre ao seu lado, que este pequeno susto foi uma exceção e que não acontecerá muitas vezes.