Praia de Popoyo (Nicarágua)

Popoyo Beach (Nicaragua)

Foto: Jessica Hoss @jessihoss - Surfista: Juan López @juancitosurf

Dicas para surfar na praia de Popoyo

Quando se fala de Popoyo é importante perceber que são 2 ondas com personalidades muito diferentes, um pouco como a bela e a fera. A beleza é a simetria sedutora do recife e da laje de areia ao largo de Play Sardinas, que se eleva e se desprende previsivelmente a um ritmo agradável para pancadas verticais e o estranho encobrimento de fendas. Melhor na maré baixa, o pico aguenta até ao dobro da altura e também uma multidão considerável. A Besta é o Outer Reef, com T maiúsculo, que se encontra a 400m da costa e só é realmente uma opção para os surfistas mais corajosos e habilidosos de ondas grandes. Parece enganadoramente perfeito à distância, mas uma inspeção mais próxima revela rochas rasas, fervuras e correntes fluviais esculpindo barris sedentos de sangue com uma seção final de fazer ou morrer. Facilmente se aguentam caras de 20 pés neste spot de maré mais alta e torna-se mais assustador a cada minuto que passa no drop, o que não dissuade os infernais locais que o têm armadilhado.

CARACTERÍSTICAS:

  • Onda de classe mundial
  • Melhor maré: Todas as marés
  • Tipo de onda: Recife submerso com ondas de pico
  • Fundo do mar: Recife e areia
  • Direção da ondulação: S - SW
  • Direção do vento: NE
  • Dimensões da onda: Até 6 metros (20 pés)

PRÓS AO SURF

CONTRAS PARA SURFAR

+ Temporada de Ulong Swell

+ Ventos offshore dominantes

+ Baixos níveis de público

+ País em rápido desenvolvimento

- Difícil acesso aos locais de surf

- Não há ondas de oitava de destaque

- Ameaça de desastres naturais

- Falta de infra-estruturas turísticas

O QUE VER EM POPOYO

  • Piscinas de maré, Praia de Guasacate (Aberto ao público - gratuito): Este lugar mágico é o local perfeito para terminar uma caminhada pela bela praia de Guasacate. As piscinas de maré são um ótimo local para famílias ou um refúgio romântico para casais. Planeie passar algum tempo aqui para passear à procura de conchas marinhas, vida selvagem marinha e aventurar-se no buraco para nadar. Localizado no extremo norte da praia de Guasacate e ao virar da esquina onde começam as rochas. Não se esqueça de trazer a sua máquina fotográfica à prova de água para tirar fotografias de toda a vida marinha abundante ou para uma clássica selfie.
  • Passeios de barco para surfar: Uma das melhores maneiras de surfar na área de Popoyo é passar meio dia ou um dia inteiro num barco e surfar várias ondas num dia. Os barcos podem levá-lo para os picos populares como Playgrounds, Chacocente, Laces Left, Popoyo Reef, Santanas, Panga Drops, Colorados, Manzanillo e talvez alguns pontos secretos. Há várias empresas que fazem charters de surf, pergunte ao proprietário do sítio onde está hospedado sobre os preços e a marcação de uma viagem. Lembre-se que está muito sol e calor na água, por isso não se esqueça de levar água engarrafada, protetor solar, cera, toalha, chapéu, manga comprida, máquina fotográfica e etiqueta de surf!
  • Fontes termaisnaturais, Las Salinas Taxa de entrada $3US (por pessoa): As fontes termais naturais em Las Salinas são uma experiência rústica como seria de esperar aqui na Nicarágua. Existem 3 piscinas. A piscina redonda é a piscina mais quente, onde a fonte sulfurosa quente borbulha através do fundo lamacento; alimenta as outras 2 piscinas e não é recomendável entrar nesta piscina. As outras duas piscinas foram concebidas como piscinas e têm uma temperatura perfeita para relaxar. Enquanto relaxa, não se surpreenda se vir os habitantes locais a lavar a roupa e as estações de lavagem. Como a maioria das pessoas, eles não têm máquinas de lavar roupa nem água quente em casa. Para lá chegar, vire na esquadra da polícia em Las Salinas e conduza cerca de 5 minutos lentamente pela estrada que atravessa o bairro até chegar às fontes termais do seu lado direito. Não se esqueça de trazer a sua água e Tona.
  • Passeio acavalo: Um autêntico gaúcho nicaraguense guiá-lo-á a si e a toda a sua família numa excursão única, explorando as belas praias e colinas da zona de Popoyo. Deixe o seu cavalo galopar enquanto o seu cabelo esvoaça ao vento nas praias de areia e depois percorra os trilhos à procura de macacos nas árvores. Não se esqueça do protetor solar e da máquina fotográfica para tirar fotografias!
  • Taxa de entrada na Reserva Natural de Chacocente $ 5US (por pessoa) / Visitas guiadas $ 7.50-$10 US: Popoyo está localizado perto de um dos maiores Refúgios de Vida Selvagem e Reservas de Tartarugas Marinhas da Nicarágua. Chacocente é uma das nove praias mais importantes do mundo onde se realizam as chamadas "arribadas". Nestes eventos, entre julho e dezembro, a tartaruga Oliva chega em grandes quantidades, até 5.000 tartarugas numa noite, à praia para pôr os seus ovos. Toda a Reserva Natural tem um total de 276 espécies diferentes de fauna e 47 espécies diferentes de mamíferos, como tamanduás, tatus, quatro espécies de gatos e três espécies diferentes de macacos. Também tem 86 espécies diferentes de aves, um grande número de aves marinhas pode ser encontrado na Reserva Natural, como pelicanos, corvos-marinhos e garças e na Floresta Tropical Seca pode perfeitamente observar tucanos, orioles dourados e a ave nacional da Nicarágua, o Motmot (Guarabarranco).
  • Caça submarina: Mergulhe nas profundezas e pesque nas águas locais com abundantes quantidades de peixes de todas as espécies. Os peixes locais da área de Popoyo incluem: pargo, dourado, cavala e lagosta. Não há nada melhor do que a sensação de pescar o seu próprio jantar, mas não precisamos de vos dizer isto. Se é um pescador de arpão, já conhece a emoção. Traga o seu próprio equipamento e pergunte a alguns habitantes locais onde mergulhar! Esta aventura está por sua conta, tenha cuidado!
  • El Astillero Fish Village Aberto ao público (gratuito): Um ótimo lugar para ver uma autêntica aldeia piscatória e os pescadores locais a trabalhar. Uma bela cena de uma praia alinhada com barcos de pesca Panga à espera de sair para a sua próxima captura. Também pode comprar peixe fresco da captura diária, que pode incluir lagosta, wahoo, pargo (pargo vermelho), serra cavala ou rabo amarelo.
  • Rodeo (Las Salinas) Aberto ao público (gratuito): Quando há um rodeo na cidade, é imperdível... os habitantes locais ficam loucos! Cheio de ação, os cavaleiros de touros amadores locais testam a sua sorte e as suas capacidades enquanto montam as bestas que rosnam. Veja com espanto como os habitantes locais mostram as suas impressionantes capacidades de equitação. Hoot, Holler, e festa com os locais! Há sempre bebidas Joyita e Toña suficientes para todos...

Desfruta e recorda as tuas melhores ondas e surf trips com o mapa de surf da Miss Wood.