Tem o espírito Wanderlust?

¿Tienes el espíritu Wanderlust?

Wanderlust é uma palavra alemã composta por [wander] andar, e [lust] desejo, e a sua definição não é apenas sobre querer viajar, mas sobre ter uma forte vontade de ver novos lugares. É um sentimento irreprimível que nos leva a querer viajar para lugares que ainda escondem segredos de nós.

É claro que viajar é algo que todos nós adoramos, quebrar a rotina e a monotonia do trabalho não é apenas algo que adoramos, mas algo de que precisamos para manter o nosso equilíbrio. Mas uma pessoa que tem o espírito de desejo de viajar vai muito mais longe. Sente uma vontade que não consegue parar, nem descrever, de conhecer culturas, sociedades e lugares inóspitos. Sente um formigueiro quando está parado num sítio há muito tempo e sabe que tem de voltar a andar.

As pessoas com este espírito já estão a planear a sua próxima viagem assim que regressam de uma viagem. As estações ou aeroportos entusiasmam-nas e são locais que exalam felicidade, aventura e grandes expectativas. Mantêm-se a par das últimas notícias sobre viagens, seja através de blogues ou mesmo de influenciadores. E por fim, e talvez o mais importante, quando estão a viajar, interessam-se muito mais pelos locais e pela cultura do que pelas zonas puramente turísticas que as pessoas estão fartas de ver em fotografias ou reportagens.

Segundo a bióloga Dawn Maslar, da Universidade de Kaplan, este sentimento pode ter uma explicação genética. Segundo ela, esta sensação poderia surgir do gene DRD4 no cromossoma 11: "O gene DRD4 contém as instruções para a construção de receptores de dopamina. Podemos considerar que a dopamina é o químico responsável por dar ao cérebro um certo prazer".

Para além disso, Javier Ríos, psicólogo da UNAM, afirma que quem viaja muito, "terá muitos benefícios das viagens, sendo o principal a capacidade de adaptação a novas mudanças. Esta capacidade é muito importante no mercado de trabalho, porque lhe dará visibilidade em relação a outros candidatos e candidatos no mundo do trabalho". Isto porque as pessoas que viajam muito saem regularmente da sua zona de conforto, por isso estão atentas a novos desafios sem ter muito em conta se já têm experiência, porque estão a pensar na experiência que vão ganhar.

Não há dúvida de que as pessoas que viajam muito são feitas de coisas diferentes: não só estão mais do que habituadas a aprender à medida que avançam, como também, quer trabalhem em equipa ou sozinhas, o farão na perfeição, e não só quando se trata de trabalho, mas também quando confrontadas com qualquer desafio na vida. Sabem reconhecer o valor das pessoas e sabem comunicar com muita facilidade.

Por isso, é evidente que as pessoas com o espírito errante não só viajam, como também descobrem o mundo e ficam fascinadas e entusiasmadas com cada pequena diferença que encontram.

Tem o espírito de viajante?

Related Posts