Masai Mara, a reserva natural mais espetacular do mundo

Masai Mara, la reserva natural más espectacular del mundo

Masai Mara, a reserva natural do Quénia

O Quénia é um lugar de cortar a respiração, tanto pelas suas paisagens como pela incrível variedade de grupos indígenas. Se quiser saber mais sobre esta terra deslumbrante e a sua espetacular reserva natural, continue a ler!

QUANDO IR

julho a outubro é a melhor altura para ir, pois é a estação seca e quando a população de animais selvagens está no seu ponto mais alto. É em julho que começam as migrações e que se vêem grupos de centenas de animais a deslocarem-se para locais mais suaves, evitando potenciais predadores, um espetáculo natural em todos os sentidos da palavra.

O QUE VER

O alojamento nesta zona é um pouco caro, uma vez que o turismo de safari é muito dispendioso, pelo que se trata sobretudo de hotéis de luxo. Estes hotéis de luxo com tendas têm todas as comodidades de que se pode precisar, desde piscinas a boutiques.

Poderá fazer uma visita guiada aos Bomas do Quénia, onde poderá ter um vislumbre das 42 tribos que constituem a impressionante cultura do Quénia. Aqui ficará a saber mais sobre a vida nas aldeias e como são constituídas, e poderá desfrutar de danças e música tradicionais. Não perca o Orfanato de Elefantes David Sheldrick, onde se ajudam elefantes e rinocerontes que ficaram órfãos, muitas vezes devido a caçadores furtivos. Aí são tratados e reabilitados antes de serem libertados de novo na natureza.

Outra paragem em Nairobi tem de ser o Museu Nacional, onde certamente ficará a conhecer melhor o património do Quénia e a forma como a sua cultura foi moldada ao longo da história, bem como os seus contrapontos aos historiadores colonizadores. Há também uma galeria com 900 espécies de aves, que é um vislumbre da fauna aviária da África Oriental.

CULTURA

Para além dos parques de vida selvagem, poderá ver as tribos Maasai. Estas tribos encontram-se geralmente em pequenas aldeias espalhadas pela savana, e o mais próximo de uma cidade é a cidade de Maasai Mara, situada junto ao portão do parque. O traje tradicional dos Maasai chama-se shuka, que se destaca na savana pela sua cor vermelha viva, e todos os membros das aldeias usam cintas de madeira e outros ornamentos coloridos.

Lembre-se de respeitar a população local, por isso, para ver todas estas manifestações culturais especiais, pode aceder a aldeias que os Maasai criaram para partilhar com os turistas. Poderá ver as suas cabanas dispostas em círculo, o centro da aldeia é o ponto de encontro, e eles mostrar-lhe-ão como estão organizadas as manyattas (aldeias Maasai).

O QUE COMER

Se gosta de cerveja, peça uma Uki Uki, que é fabricada com mel. Se gosta mais de vinho, peça um mnazi, que é vinho de palma. É incrivelmente bom e é doce, por isso tenha cuidado quando o beber, pois pode exagerar sem se aperceber.

O sukuma wiki pode parecer espinafre, mas na verdade é repolho selvagem e não tem nada a ver com os vegetais que o Popeye costumava comer. Outra coisa que tem de experimentar é o Matoke, que é puré de banana com limão, e não é para sobremesa! É utilizado como molho para acompanhar os pratos principais.

Vai encontrar muito ugali, que é uma massa de farinha de milho, servida como acompanhamento de muitos pratos. É considerado o alimento básico na parte oriental do continente, por isso não se preocupe, estará em todo o lado. Outro prato estrela é o mukino, originário da tribo Kikuyu e feito de milho, ervilhas e puré de batata, com carne estufada e molho.

Related Posts