Irão, o berço da civilização

Irán, la cuna de la civilización

Irão, a história na ponta dos dedos.

Este belo país possui um património cultural espetacular. Tanto a sua sociedade como a sua arquitetura são curiosas e apaixonantes, e não deixará de passear pelas ruínas de civilizações que há muito deixaram o planeta. Livre do turismo de massas, encontrará um lugar cheio de habitantes locais que se esforçarão por o ajudar.

QUANDO IR

É um país grande, com muitos ecossistemas, pelo que se pode viajar durante todo o ano, dependendo do sítio para onde se vai. Os invernos são muito frios no norte e os verões muito quentes no sul, pelo que o início de junho é uma excelente altura para visitar este país deslumbrante.

O QUE VER

Está no berço da civilização - para os nossos viajantes mais apaixonados por história e arqueologia, bem como para aqueles que adoram culturas antigas, este é o destino perfeito. As recomendações que se seguem são da nossa colega Sara, que esteve lá há algum tempo e nos conta o que mais gosta de fazer.

A cidade de Shiraz, capital de Fars, é provavelmente um dos locais mais culturais do planeta. Conhecida como a cidade da poesia e das rosas, é obrigatório visitar o Museu Pars e a Mesquita Nasi rol Molk.

O túmulo do poeta Hafez é também um dos pontos de referência de Shiraz. A sua vida está repleta de misticismo e ele foi um poeta da corte. Durante a sua estadia, não deixe de visitar as ruínas de Persépolis, capital do Império Persa durante a era Aqueménida, cujas ruínas o deixarão sem fôlego.

CULTURA

Muitas vezes, quando pensamos no Irão, pensamos nele como um lugar de conflito contínuo e o último lugar para onde ir, mas o dia a dia não é assim, especialmente para os estrangeiros e turistas.

É uma realidade que o Irão está a ser monitorizado de perto por organizações como a Amnistia Internacional por ter uma enorme deficiência nos direitos humanos, desde a liberdade de expressão à liberdade religiosa ou sexual. No entanto, esta situação não afecta os turistas da mesma forma que afecta os habitantes locais.

Os estrangeiros que visitam o país gozam de uma grande hospitalidade e, embora devam respeitar a cultura e os códigos sociais, isso não deverá constituir um problema para a sua visita. O Irão é uma república islâmica e rege-se pelo código de vestuário islâmico. As mulheres, incluindo as estrangeiras, devem usar hijab, não devem ter mais de três quartos de mangas e não devem mostrar as pernas (se usar um vestido comprido, use calças por baixo); os homens são aconselhados a usar calças compridas e uma T-shirt, sem tiras de esparguete.

Queremos que fique com uma ideia mais completa e complexa do país, para que possa ter em conta todos os factores se decidir passar férias no berço da civilização.

O QUE COMER

O Irão é muito mais do que kebabs, embora os que lá provar sejam inigualáveis. A melhor coisa a fazer é procurar restaurantes tradicionais na zona onde se encontra, perguntando por aí - todos tentarão ajudá-lo a encontrar um bom sítio.

Dolma são legumes (beringela, cebola, pimento...) recheados com nozes, arroz, carne e especiarias. Outro prato que não pode perder é o fasenyán, que é um guisado de carne com romã! Estranho, não é? Prometemos-lhe que vai adorar.

Para a sobremesa, recomendamos que experimente a Halva, uma mistura de farinha, manteiga e açúcar, provavelmente a sobremesa mais famosa do Médio Oriente, e mal podemos esperar para ouvir a sua opinião se já a experimentou!

AS ÚLTIMAS DICAS!

A nossa colega Sara recomenda que se preste atenção ao visto: muitas agências cobram muito dinheiro por ele, quando por vezes é possível obtê-lo diretamente no aeroporto, dependendo do país. Contacte a embaixada e ela dir-lhe-á se é esse o seu caso.

Se vai para o Irão ou esteve lá desde 2011, pode ter problemas para entrar nos EUA, por isso tenha isto em mente quando planear a sua viagem para não ter uma surpresa.

Related Posts