Croácia: a pérola do mar Adriático

Croacia: conoce la perla del mar Adriático

Croácia, o país das mil ilhas.

QUANDO IR

A Croácia, sendo constituída por continente e ilhas, tem vários tipos de clima, e enquanto na costa encontrará um clima mediterrânico com Invernos suaves, no interior os Invernos são muito frios e os Verões são tempestuosos.

Os Alpes Dináricos constituem uma barreira natural às influências climáticas vindas do mar, pelo que as zonas situadas atrás deles têm um clima mais continental, com Invernos com neve e Verões mais quentes.

O QUE VER

No nosso post do Instagram já falámos de alguns desportos de aventura para fazer na Croácia, mas para além destes, recomendo que não percas a oportunidade de fazer parapente. Onde quer que vás, vais encontrar uma área onde o podes fazer, pois há mais de 30 pontos em todo o país onde o podes fazer.

As três cidades mais populares da Croácia são Dubrovnik, Split e Zadar. Dubrovnik está situada junto ao Mar Adriático e tem uma Cidade Velha com grandes muralhas de pedra concluídas no século XVI. Em Split, pode desfrutar de praias deslumbrantes e do Palácio de Diocleciano, construído no século IV, com um complexo de ruínas composto por mais de 200 edifícios.

Zadar é definitivamente uma das minhas favoritas. Situada na costa da Dalmácia, é conhecida pelas suas ruínas romanas e venezianas. Nas muralhas da cidade, encontrarás várias portas venezianas e o fórum romano no Convento de Santa Maria. No passeio marítimo, verá aquele que é considerado o mais belo pôr do sol do planeta e o órgão do mar. Este órgão, em forma de degraus, soa graças ao movimento das ondas e do vento.

CULTURA

A cultura croata tem catorze séculos de história e está presente em todos os cantos do país. Com influências da cultura romana e bizantina, dos povos da Europa Central e do Mediterrâneo, a Croácia tem a mistura perfeita para encantar qualquer tipo de viajante.

Por todas estas razões, o folclore da Croácia é rico e multicultural. A dança kolo é executada em círculos, acompanhada por violinistas, bandolinistas, guitarras e acordeões. A maioria da população é católica, ao contrário dos seus vizinhos sérvios, que são ortodoxos.

Como vê, a Croácia é um lugar onde pode explorar não só a aventura, mas também a história de muitas civilizações através de monumentos, edifícios e património cultural.

O QUE COMER

O prato tradicional strukli pode ser encontrado em quase todos os restaurantes. É uma receita enganadoramente simples, com quase nada para além de ovos, farinha e queijo (mais sal e óleo), mas é trabalhosa e foi criada pelas mulheres pobres de Zagorje. Devido ao seu significado histórico, o Ministério da Cultura classificou-a como um bem cultural intangível, pelo que não pode deixar de a provar!

Mlinci é um prato feito com tiras finas de pão, moldadas como massa e cozidas. É um prato muito simples, que é misturado com pato, peru ou ganso e um molho delicioso. Pode não parecer muito, mas a delicadeza com que é preparado fará com que os sabores explodam no seu paladar.

A orehnjaca é uma das grandes sobremesas da Croácia e, embora possa ser encontrada com outros recheios, é normalmente feita com nozes, o que a torna não particularmente doce - perfeita para aqueles paladares que não gostam muito de sobremesas!

Related Posts