Conhece as cinco etapas de uma viagem?

¿Conoces las cinco etapas de un viaje?

As etapas da viagem

Antes do mundo 2.0, costumava-se dizer que a viagem tinha três etapas: Planeamento, Viagem e Recordação da experiência, mas a conetividade acrescentou duas etapas que não podem ser ignoradas: Inspiração e Partilha. As redes sociais mudaram completamente o conceito de viagem e a forma como a desfrutamos e partilhamos com as pessoas que mais amamos.

As redes sociais mudaram completamente o conceito de viagem e a forma como a desfrutamos e partilhamos com as pessoas de quem mais gostamos, o que tem um grande impacto na vida de todos. Quer descobrir estas etapas?

1- Inspiração

Esta fase começa muito antes do planeamento. Talvez você tenha visto que seu amigo fez uma viagem para um lugar legal, ou tenha lido um post sobre o Hawaii que te deixou louco. Quando as pessoas que seguimos começam a partilhar as suas memórias ou férias no Facebook ou nos falam daquela caipirinha maravilhosa no Twitter, começamos a sonhar. E começamos a procurar experiências e lugares no YouTube, Instagram ou Pinterest, porque é claro que uma imagem vale mais do que mil palavras.

2- Planeamento

Aqui começas a fazer perguntas, à tua família, aos teus amigos e, claro, ao Google. Provavelmente fazes uma lista no Trello sobre o que tens de organizar: visto, coisas que precisas de comprar, reserva do parque de campismo... Agora tudo isto é muito mais fácil e não precisas de ir a agências de viagens ou fazer chamadas intermináveis para embaixadas: tens tudo à distância de um clique.

3- Reserva

Chegou o momento da verdade: já sabes para onde vais, que hotel queres e que excursões vais fazer, e tens uma lista maravilhosa com tudo isto que te vai facilitar a vida (ou não tens e és como nós que somos sempre um pouco aventureiros!). Começa a organizar tudo o que precisa de ser organizado e faz as reservas e compra os bilhetes.

4- A viagem

Aqui está a vossa aventura. O que planeou e sonhou durante tanto tempo chegou. Provavelmente irá verificar todas as suas reservas com o seu telemóvel, uma vez que, de acordo com o Instituto Técnico Hoteleiro, 70% dos utilizadores verificam-nas com estes dispositivos, uau! Vai desfrutar da comida, tirar milhares de fotografias e conhecer novas pessoas, quer esteja numa grande cidade ou na aldeia da família, terá o seu telemóvel à mão para nunca esquecer a experiência.

5- Partilhar

Chegas a casa, ligas o teu telemóvel e começam as publicações. Fotos, vídeos, tweets e, se tiver um blogue, escreve alguns posts de uma só vez. Cuidado! Este passo não acontece apenas no final, pode acontecer durante todas as fases da viagem, porque a beleza das redes sociais é a sua espontaneidade. Queres que todos os teus entes queridos e também os teus seguidores mais esporádicos saibam como estiveste e o que viste e aprendeste. E depois, alguém o lê e fica Inspirado, para recomeçar este ciclo.

Já se reconheceu nestas fases da viagem, em qual delas é mais ativo? Diga-nos nos comentários!