Bali, perfeito para todos os viajantes

Bali, perfecto para todos los viajeros

Bali: O tesouro de dois oceanos

Independentemente do tipo de viajante que seja, Bali tem um lugar para si. Vai adorar a comida e as pessoas, e há tanto para ver que mesmo a nossa estadia recomendada de duas semanas pode não parecer suficientemente longa. Junte-se a nós para descobrir este tesouro que fica entre o Oceano Índico e o Pacífico.

QUANDO IR

A melhor altura para ir é a estação seca, entre abril e outubro. O resto é a estação húmida, quando ocorrem as chuvas e as monções, que são tempestades muito fortes durante um curto período de tempo.

O QUE VER

Diga-me o que lhe apetece e eu digo-lhe onde o pode fazer em Bali. Desde aprender a surfar e desfrutar dos melhores pequenos-almoços em Canggu, até obter as melhores vistas do topo das falésias da zona de Bukit. Não deixe de caminhar até à cratera do vulcão Batur (uma caminhada de três horas, adequada a todas as idades, que é melhor fazer com um guia). Qualquer que seja a aventura que procura, pode fazê-la nesta maravilhosa ilha.

Mas se quiser ver as praias mais deslumbrantes e observar tartarugas enquanto faz snorkelling, terá de apanhar um ferry para a ilha Gili. Há muitas companhias de ferry, que se encontram facilmente em quase todas as esquinas, e que organizam toda a viagem até Gili. O mesmo ferry leva-o a 3 ilhas (Gili Trawangan, Gili Air e Lombok), uma semana é tempo mais do que suficiente para as ver todas. Se for a Lombok, tenha em atenção que toda a gente é muçulmana e, especialmente se for rapariga, poderá ser notada se for demasiado estival. É aconselhável não andar de mota nas estradas durante a noite. Recomendamos que fique na zona de Kuta e certifique-se de que chega à aldeia antes de escurecer.

Ubud é outra cidade imperdível em Bali, as vistas dos arrozais e a atmosfera pacífica vão deixá-lo sem palavras. Provavelmente já está a planear visitar Tanah Lot, também conhecido como o Templo da Terra no Mar. Construído numa ilhota, é uma das formações mais fotográficas e bonitas da ilha. As pessoas costumam ir ao pôr do sol, por isso recomendamos que se levante cedo e veja o nascer do sol para evitar as multidões.

CULTURA

A cultura balinesa é rica e variada e faz parte da vida quotidiana dos seus habitantes. Tem uma identidade própria e um vasto leque de danças, canções e tradições muito diferentes das do resto da Indonésia.

Poderá apreciar estas danças nas celebrações, mas se a sua viagem não coincidir com nenhuma delas, não se preocupe, pois há locais onde são apresentadas especificamente para turistas. As danças estiveram outrora associadas a ritos religiosos e, apesar de continuarem a ser essencialmente assim, são cada vez mais executadas como forma de entreter o espírito.

Por terem estado sempre em contacto com tantas culturas, os balineses são um povo muito simpático e aberto e quererão ajudá-lo sempre que precisar.

DICAS

Descarrega a GoJek, uma aplicação que é um pouco como uma mistura de Uber e Glovo. Talvez seja um pouco complicado utilizá-la como táxi, uma vez que têm preços muito competitivos e têm de agir com muita discrição para não terem problemas com os taxistas, podendo deixar-te encalhado se os fizeres ir buscar-te a uma zona turística onde possa haver outros taxistas. Mas pode ser muito útil para se deslocar a baixo custo numa mota, ou para encomendar comida ou mesmo massagens!

Seja qual for a sua ideia ou necessidade, não tenha medo de perguntar aos habitantes locais. Na maioria dos casos, eles dar-lhe-ão os melhores conselhos e farão boas recomendações.

Alugue uma mota e percorra a ilha. Assim que puder, abasteça-se numa estação de serviço normal, pois é muito mais barato do que comparar as garrafas das estações de serviço que lhe vendem. Normalmente, misturam-na com água e, para além de serem mais caras, percorrerá menos quilómetros com um litro de uma garrafa do que com um litro de uma bomba de gasolina. No entanto, há alturas em que não tem escolha, porque nem sempre há estações de serviço por perto. Leve um saco a tiracolo ou compre uma máscara numa farmácia para evitar engolir toda a poluição das longas viagens de mota.

Lembre-se que, mesmo que veja pessoas sem capacete, quando sair dos publecitos e entrar nas estradas, a polícia pode mandá-lo parar e multá-lo por não usar capacete. De facto, qualquer desculpa é boa para deter um turista e tentarão tirar-lhe todo o dinheiro que tiver consigo. Tente manter o seu dinheiro escondido e tire um pouco dele, dizendo que é a única coisa que tem consigo, para que fiquem tranquilos e o deixem ir embora. Não entre em pânico se parecer que nunca mais se vai embora, eles só querem o seu dinheiro e, quando virem que está a desperdiçar o tempo deles, deixam-no ir embora. Nunca lhes dês as chaves da tua bicicleta e certifica-te de que não tas tiram.

O QUE COMER

Quer esteja a passear pelas ruas ou nas espectaculares praias, é provável que queira comer qualquer coisa sem parar a atividade, por isso aproveite ao máximo e coma numa das muitas warung, barracas de comida de rua. Saborosa, abundante e barata, que mais se pode pedir?

Entre os banquetes, coma uma salada de gado-gado para relaxar o corpo: legumes, pão de camarão e molho de amendoim - delicioso! Acompanhe-a com o chá tradicional, o bothol.

Related Posts