8 dicas de viagem

8 consejos para viajar

Viajar pode ser um pesadelo se não estivermos habituados, e ainda mais com todos osimprevistos com que nos podemos deparar, por isso decidi fazer estalista de dicas que aprendi ao longo dos anos de viagens por este longo e vasto mundo:

1- Tirar cópias de tudo, e se possível, cópias autenticadas.

É um incómodo, sim, mas acredite que não vai querer encontrar-se no meio de um país que não conhece sem documentação.

2- Se tiver dinheiro consigo, distribua-o.

Já tive de viajar com dinheiro durante um mês inteiro e não é boa ideia levá-lo todo junto. Distribua-o entre as malas, o saco e a carteira, para que, se um item se perder, não fique sem dinheiro.

3- Vacinas e seguros.

Ok, sim, se vais visitar o teu primo em Cuenca ou Tegueste podes não precisar disto, mas para muitos lugares há vacinas obrigatórias e recomendadas. Tome-as, mesmo que isso implique um custo adicional, se o serviço de saúde as fornecer, é para a sua segurança e bem-estar. O mesmo se aplica ao seguro, tudo depende do sítio para onde vai, e é provável que não lhe aconteça nada, mas e se acontecer? É melhor ter as costas cobertas.

4- Usar a roupa certa, e a roupa certa.

Não exagere na roupa, sabe que não precisa de 15 camisas para uma viagem de 12 dias. Claro que, mesmo que vá para um lugar quente, leve um casaco leve, pois o mau tempo pode acontecer em qualquer lugar.

5- Informe-se sobre o local para onde vai.

Cultura e costumes claro, mas também sobre métodos de pagamento, comissões... Não deixe para a última hora para descarregar osmapas offline e anotar os locais mais importantes, incluindo a embaixada. Existem aplicações de mapas específicas consoante o local para onde vai, por isso faça a sua pesquisa.

6- Troque dinheiro antes de ir.

Mesmo que vá usar o cartão, ou já saiba onde vai trocá-lo lá, leve algum dinheiro já trocado para poder usá-lo no aeroporto ou na viagem até o hostel/hotel. Lembre-se, é melhor estar preparado do que passar mal.

7- Conhecer os locais.

Lembre-se sempre de se aproximar com respeito, especialmente quando estamos a falar de culturas que podem ser completamente diferentes da sua. Aprender com os locais como e por que eles vivem da maneira que fazem é uma ideia maravilhosa para realmente conhecer a cultura de um país e uma área.

8- Diverte-te!

Viajar pode serstressante , especialmente se for por muito tempo ou se estiver em grupo, mas lembre-se que não vale a pena lutar ou ficar zangado metade do tempo, porque não é para isso que lá está. Por isso, se houver algum conflito, lembrem-se que estão lá para se divertirem e podem resolvê-lo mais tarde, divirtam-se, nunca se sabe quando poderão voltar a esse sítio fantástico.