5 ideias fáceis para decorar com velas

5 ideas fáciles para decorar con velas

Estamos a dar cada vez mais importância à decoração da nossa casa. Em geral, preocupamo-nos mais em dar vida aos nossos recantos e em criar ambientes onde nos sintamos confortáveis. Objectos como as velas tornaram-se elementos decorativos essenciais. Para além de decorar, trazem-nos calor e tranquilidade.

Breve história e origem das velas

A história das velas remonta ao início das primeiras civilizações. Diz-se que foram inventadas pelos egípcios entre os séculos XIII e XIV a.C.. Eram feitas de ramos embebidos em sebo de boi ou de carneiro.

Eram utilizados principalmente para iluminação, mas também em rituais e oferendas religiosas. Eram fabricados com sebo, gordura de gado, e cera de bagas de murta.

Com o aparecimento da luz em casa, tudo mudou e as velas passaram a ser um elemento mais decorativo e aromático. Atualmente, existem no mercado várias ceras que podem ser utilizadas para fazer velas:

primeras velas hechas con cera de sebo
Fonte: Google imagens

Cera animal

A cera de abelha é a cera ideal para fazer velas naturais. Trata-se de um material gordo que as abelhas produzem e utilizam para construir os painéis. Tem uma cor amarela intensa e um cheiro caraterístico a mel.

Outros tipos de cera de origem animal são:

- O espermacete, ou também chamado de "espermacete", é um óleo esbranquiçado deste animal encontrado nas cavidades do crânio.
- A lanolina, uma cera natural dos animais produtores de lã, produzida pelas suas glândulas sebáceas.
- Estearina, que provém do sebo ou da gordura animal e é frequentemente utilizada em combinação com a parafina.

cera de abeja de origen animal
Cera de abelha natural

Cera de origem vegetal

Trata-se de um tipo de gordura (triglicéridos) extraída de plantas e é líquida à temperatura ambiente. Natural e vegana, as mais conhecidas são a cera de soja e a cera de coco. É uma óptima opção porque não é tóxica.

Cera vegetal de soja para hacer velas
Cera vegetal de soja

Cera de origem mineral

- A cera de parafina é a mais comum, mas tente evitá-la se puder, pois é derivada do petróleo e é ligeiramente tóxica.
- A microcristalina é semelhante às ceras de parafina, mas tem um ponto de fusão elevado (74ºC).

O que são velas perfumadas?

As velas perfumadas são um tipo de velas que contêm aromas. Estes aromas transmitem sensações diferentes consoante cada pessoa. São também capazes de nos fazer recordar coisas e de nos permitir regressar a lugares distantes por alguns momentos.

As velas e a aromaterapia sempre andaram de mãos dadas, vou explicar porquê. Antigamente, após o aparecimento da luz eléctrica, eram utilizadas para promover o relaxamento e a meditação. Isto deve-se ao movimento da chama e à fusão da cera. Foi quando a aromaterapia se associou a esta prática que os óleos essenciais foram introduzidos no processo de produção das velas. Os aromas criavam um efeito sedativo e salutar, capaz de acalmar dores de cabeça ou enxaquecas.

velas aromáticas Pinterest
Foto do Pinterest

Uma curiosidade das primeiras velas de sebo animal usadas pelos egípcios e romanos é que elas exalavam um cheiro muito ruim, e no Ocidente sua fabricação foi proibida em algumas regiões.

Cada aroma gera determinadas sensações, e estes três aromas mais utilizados nas velas têm as suas próprias:

- Jasmim: considerado um dos aromas mais excitantes, contém propriedades antidepressivas que ajudam a reduzir a ansiedade.
- Lavanda: ajuda a eliminar o stress e a ansiedade.
- Baunilha: um aroma afrodisíaco que adoça o ambiente, tem propriedades calmantes e anti-depressivas.

Acenda a sua vela perfumada quando estiver num momento de tranquilidade, como a ler um livro, a fazer uma pausa depois do trabalho ou numa conversa íntima em família.

O que são velas decorativas?

Ao contrário das velas perfumadas, as velas decorativas são objectos que conferem calor a um ambiente, sem necessidade de aromas. São feitas para decorar e iluminar um ambiente íntimo. Também podem ser de várias cores e formas, mas normalmente não têm cheiro.

São mais um elemento da nossa decoração e um presente ideal para o Natal ou para qualquer outra altura do ano.

vela encendida encima de varios libros
Fonte: Pinterest

Agora que já conhece a origem, a história e os tipos de velas, vamos ver como as podemos utilizar em nossa casa.

5 ideias originais para decorar com velas.

Reinvente as suas divisões e transforme a sua casa num lar, adicionando velas à sua decoração. Eis algumas ideias originais para decorar com velas:

1. como centro de mesa

Se a mesa for muito grande, pode combinar várias e brincar com diferentes tamanhos.

velas como centro de mesa
Fonte: Pinterest

2. Na mesa de cabeceira

Dê magia ao seu quarto e crie um ambiente acolhedor e intimista colocando algumas velas, flores e pedras na mesa de cabeceira.

mesa de noche con libros, flores y velas
Fonte: Pinterest

3. velas na casa de banho

Acenda a sua vela perfumada para um banho relaxante e uma melhor noite de descanso.

velas encendidas en la bañera
Fonte: Pinterest

4. No canto da leitura

Quer esteja a ler um livro ou a folhear uma revista no sofá, numa cama de rede ou na cama, acenda uma vela perto do local onde se encontra, isso ajudá-lo-á a criar uma atmosfera mais calma e relaxada que facilitará a sua concentração.

vela encendida encima de libros
Fonte: Pinterest

5. Combinado com vasos

Crie uma natureza morta utilizando outros objectos decorativos como vasos e brinque com as alturas para animar os seus quartos. *Uma ideia de canto para a decoração do seu casamento.

velas encendidas dentro de jarrones de cristal con piedras
Fonte: Pinterest

Onde comprar velas perfumadas e decorativas?

Atualmente, existem muitas lojas físicas e online onde pode encontrar velas perfumadas e decorativas. No entanto, quero mencionar uma olaria artesanal com mais de 160 anos, localizada no centro histórico de Barcelona: a Cerabella, cuja essência está comprometida com a qualidade e a investigação para transformar o fabrico de velas numa constante criação de formas, perfumes, cores e utilizações.

tienda de velas cerabella
Fonte: Cerabella

Vela Miss Wood

Na Miss Wood, a marca de presentes de viagem por excelência, criámos as nossas próprias velas do mundo moderno com aromas irresistíveis que levarão os seus sentidos numa viagem a outra parte do universo. São inspiradas nas partes do mundo que nos rodeiam e que queremos preservar.

A partir de um protótipo que concebemos, nasceu esta coleção exclusiva de velas aromáticas e decorativas desenhadas e fabricadas à mão em Barcelona. Todos os aromas são naturais e cheiram muito bem: têm essências de alecrim, jasmim e magnólia, âmbar e olíbano ou bergamota!

vela del mundo Miss Wood olor tropical color naranja

Para a produção das nossas velas, utilizamos 80% de cera vegetal e aumentámos o perfume em 8% (a maioria das velas que pode comprar em qualquer loja tem 6% de perfume).

) Estes são os aromas mais populares:

-Africano: perfumado com âmbar e olíbano, transportá-lo-á para a medina de uma cidade árabe.
- Amazónico: perfumado com earl grey e bergamota, transportá-lo-á para a selva amazónica.
- Asiática: perfumada com jasmim e magnólia, vai mergulhar nos mercados de rua da Ásia.

vela aromática y decorativa Miss Wood Candle

Ver todas as velas

Feche os olhos, acenda a vela e viaje até onde viveu uma grande aventura.

Bricolage Como fazer velas artesanais?

Se quiser aventurar-se a fazer velas decorativas ou perfumadas, dar aquele toque artesanal à sua casa ou fazê-las como presente, aqui está um pequeno vídeo sobre como o fazer.

Certifique-se de que tem tudo o que está na lista e veja o vídeo tutorial para fazer as suas próprias velas decorativas e perfumadas. Estes são os materiais de que necessita:

- Cera ou parafina refinada
- Corante (opcional apenas se quiser dar cor)
- Molde ou suporte, para dar forma às suas velas.
- Essência perfumada.
- Um tacho para derreter a cera, um pau de guia, uma espátula de madeira e pavios.