5 coisas que deve saber sobre o Woody Map Namaste World

5 cosas que deberías conocer sobre Woody Map Namasté World

Embora muitos a considerem uma disciplina física, a prática do ioga vai além de trabalhar ou cultivar apenas o corpo através de posturas. Para os hindus, o ioga é uma filosofia de vida que permite controlar as perturbações mentais, reduzir o sofrimento e adquirir a capacidade de discernir entre o bem e o mal, alcançando assim um equilíbrio entre o corpo e a alma.

Na Miss Wood, criámos o mapa de ioga perfeito para aprender esta disciplina em profundidade. Aqui estão 5 características do nosso mapa de madeira Namaste World que deve conhecer:

1. Estilos de ioga

O ioga tem milhares de anos de tradição, mas praticamente todos os estilos que conhecemos atualmente foram desenvolvidos durante o século XX.

Antes de entrarmos nos diferentes estilos de ioga, quero explicar os 4 principais tipos de ioga para que possa compreender melhor como praticar cada um deles.

Os 4 principais tipos de ioga

Segundo o mestre Swami Vivekananda, existem 4 formas diferentes de chegar a Deus através do yoga, ou seja: "nascer de Deus e regressar a Ele". Estas 4 formas são:

  • Karma Yoga: Chegar a Deus (divindade) através das nossas acções altruístas e da nossa dedicação aos outros.
  • Bhakti Yoga: União com Deus através do amor desinteressado. Inclui rituais, cânticos (kirtan), devoção, incenso, flores. Destruição do egoísmo para ser feliz e fazer os outros felizes.
  • Raja Yoga: através do controlo da mente, controlo da mente, meditação.
  • Jnana Yoga: através do conhecimento. Pensamentos superiores. Estudo das escrituras.

Estilos de ioga

Quando falamos de estilos de ioga, estamos a falar das diferentes formas em que a prática de asana (posturas) tem lugar. Na realidade, a maior parte das posturas são as mesmas em todos os estilos, a diferença reside na forma como são executadas.

Aqui está um breve resumo de cada uma das posturas que estão marcadas no mapa do Mundo Namaste. Encontrará também mais informações nos cartões complementares que o acompanham. Estas são as mais praticadas e mais conhecidas, entre muitas outras que existem:

Hatha YogaFundado na Índia por T. Krishnamacharya. Embora tenha muitas variantes, é a mais clássica e tradicional, e a mais praticada em todo o mundo. Conhecido pela prática de asanas (posturas corporais) e pranaiama (controlo da respiração, para ajudar à meditação).

Ashtanga VinyasaFundada na Índia por Krishna Pattabhi Jois. É uma forma de ioga dinâmica. Distingue-se do hatha yoga pela prática de vinyasa. Vinyasa significa literalmente sistema de movimentos sincronizados e respiração.

Jivamukti YogaUm dos seus fundadores, David Live (NY), utiliza a música e inspira-se em textos tradicionais, utilizando os asanas (posturas) como ferramenta de ensino. Aulas muito dinâmicas, exigentes e energizantes.

Acro YogaFundada em Santa Mónica por Jason Nemer e Jenny Saucer-Klein. Funde yoga, acrobacia e artes terapêuticas. Realiza-se a pares e reúne aspetos físicos, psicológicos e emocionais.

Yin YogaFundado na Califórnia por Paulie Zink. É um estilo derivado do Hatha Yoga que ajuda a acalmar a mente, estimula o prana e ensina a relaxar profundamente.

Sivananda YogaSivananda Yoga: Um estilo tradicional de Hatha Yoga originário do norte da Índia que foi criado por Swami Sivananda. É um estilo de ioga de ritmo lento. Centra-se mais na meditação, respiração e espiritualidade.

Bikram YogaFundado nos EUA por Nikram Choudhury. Também chamado de Hot Yoga, é uma modalidade praticada a altas temperaturas. É praticada para prevenir lesões e aquecer os músculos, bem como para eliminar as toxinas do corpo.

Shadow YogaFundado por Shandor Remete na Austrália, é um sistema de yoga que combina as posturas tradicionais do Hatha Yoga com os movimentos graciosos das artes marciais.

Ioga IntegralFundado na Índia por Swami Satchidananda. É um yoga muito completo, que aborda os preceitos básicos do yoga: hatha, pranayama, respiração, kriya e meditação.

Prana FlowFundado na Califórnia por Shiva Rea. É um yoga energizante e criativo que utiliza sequências harmónicas, conectadas de forma inteligente e concentra a atenção no fluxo da respiração.

Power YogaFundado em Santa Mónica por Bryan Kest. Os asanas são praticados de forma dinâmica e energética, tonificando o corpo e, ao mesmo tempo, controlando a mente.

Forrest YogaFundado na Califórnia por Ana T. Forrest. É um estilo de yoga como exercício. Caracteriza-se pelas suas longas posturas de pé, pela sua ênfase no trabalho abdominal central e pelas séries de pé que podem durar até 20 posturas de cada lado.

Kundalini YogaFundado por Yogi Bhajan no Paquistão. É uma modalidade que trabalha o corpo e a mente através do exercício e da meditação para encontrar o equilíbrio.

Kriya YogaFundado por Paramahansa Yogananda na Índia. É uma antiga técnica de meditação de controlo da energia e da respiração, ou pranayama, com o objetivo de desenvolvimento espiritual, criando um estado profundo de tranquilidade e união superior.

Iyengar YogaFundado por Iyengar na Índia. Este estilo dá ênfase ao alinhamento. Basicamente, o Iyengar yoga pode ser descrito como ficar em Tadasana (Pose da Montanha), com uma variação, como uma perna para cima.

TriyogaFundado em Waltham por Kaliji Ray. É um método de Vinyasa Hatha yoga que procura unir o movimento do corpo com a respiração, a concentração e o foco.

No mapa, mostramos-lhe estes estilos e dizemos-lhe qual a melhor forma de os praticar e as posturas que reúnem. Talvez já conheça alguns deles e possa clicar no pin do seu desenho no mapa.

2. Chakras

De acordo com o hinduísmo, os chakras são 7 centros de energia localizados em diferentes partes do corpo humano. Funcionam como "válvulas" reguladoras do fluxo de energia e, consoante a sua localização, variam na sua força vibratória e velocidade.

Tal como nós temos os nossos próprios centros de energia ou Chakras, a Terra também tem os seus. Existem diferentes pontos no mundo que são a base do sistema energético do planeta e que se distribuem de acordo com a kundalini ou linha da serpente*.

*No hinduísmo, a kundalini é descrita como uma energia intangível, simbolicamente e alegoricamente representada por uma serpente.

No nosso mapa do mundo Namaste encontrará os 7 chakras, marcados tanto no corpo humano como no mundo, com as cores que os representam. Será muito fácil compreendê-los após este pequeno resumo e com os cartões complementares que acompanham o mapa e que os explicam facilmente.

1º CHAKRA - Muladhara

Corpo humano: Chakra raiz, está situado na base da coluna vertebral e a sua frequência é vermelha. Chama-se Muladhara e representa as qualidades positivas da perseverança e da lealdade.

Terra: Localizado no Monte Shasta, na Califórnia, é considerado o chakra raiz do planeta. É aqui que a força vital universal é criada para criar a vida.

2º CHAKRA - Swadhisthana

Corpo humano: O sacro está localizado logo abaixo do umbigo e está relacionado com a cor laranja. O seu nome é Swadisthana. Representa a criatividade e a sexualidade.

Terra: Localiza-se no Lago Titicaca Peru/Bolívia. Também chamado de serpente arco-íris, este centro possui alguns dos cruzamentos telúricos ou linhas ley mais importantes do planeta (falaremos sobre isso no próximo ponto), perdendo apenas para Bali.

3º CHAKRA - Manipura

Corpo humano: O plexo solar está situado na zona do estômago e é de cor amarela. Chama-se Manipura. Representa o autocontrolo no seu aspeto positivo e a agressividade. Está relacionado com a capacidade de auto-empoderamento.

Terra: Localiza-se no Monte Uluru, na Austrália, também conhecido como Ayers Rock, juntamente com Kata Tjuta. Para os aborígenes, este é o período ancestral em que o mundo estava a ser formado. Kata Tjuta é considerada a formação irmã de Uluru Rock.

4º CHAKRA - Anahata

Corpo humano: Chakra do coração, situa-se no centro do peito e é de cor verde ou rosa. O seu nome é Anahata. Representa o sentimento e a emoção. Está relacionado com a autoestima e o amor incondicional.

Terra: Localizados em Glastonbury, Somerset e Shaftesbury, Dorset em Inglaterra, constituem o centro do chakra do coração do mundo. Esta é a terra do Santo Graal, do Mago Merlin, de Avalon e do Rei Artur. Este chakra liga-nos ao nosso coração e ao coração da Terra.

5º CHAKRA - Vishuddha

Corpo humano: Chakra da garganta, a sua frequência é azul, o seu nome é Vishuddha e representa a calma e a comunicação. A capacidade de comunicar e expressar quem somos.

Terra: Encontra-se perto das grandes pirâmides de Gizza, do Monte Sinai e do Monte das Oliveiras em Jerusalém. Considerada como "o grito da mãe ou a voz do planeta a pedir ajuda". Exorta-nos a exprimir a nossa voz e a ouvir a voz da Terra.

6º CHAKRA - Ajna

Corpo humano: Chakra do terceiro olho, logo acima da área entre os olhos, sua freqüência é índigo e seu nome é Ajna. Está relacionado com a capacidade de ver para além dos nossos olhos, de visualizar e com a intuição.

Terra: Este chakra pode mudar a sua localização. Atualmente, considera-se que se encontra na Europa Ocidental. A ligação a este centro da Terra liga-nos à nossa capacidade intuitiva e de canalização.

7º CHAKRA - Sahasrara

Corpo humano: Chakra da coroa no topo da cabeça, a sua frequência é violeta, o seu nome Sahasrara e representa a libertação completa e a ligação com o nosso Eu superior.

Terra: Localizado no Monte Kailas, nos Himalaias, Tibete. É considerado o "teto do mundo" e o chakra da coroa do planeta. Tal como a nossa própria coroa se liga à parte divina, o mesmo acontece com o Monte Kailas, ligando o planeta ao seu aspeto espiritual.

3. Pontos de energia

A energia que algumas pessoas sentem em locais de culto religioso ou espiritual pode dever-se a radiações que emanam do interior da terra.

O termo telúrico vem do latim e significa Terra. Uma corrente telúrica é uma corrente eléctrica que se move no subsolo ou através do oceano.

Diz-se que estas linhas telúricas captam a informação e as energias provenientes destes pontos vibratórios superiores e transportam-nas pelo planeta, espalhando conhecimento e sabedoria a todos os seus habitantes.

Estes pontos de intersecção precisos são "coincidentemente" os locais dos templos e monumentos mais sagrados do mundo, como as pirâmides do Egipto, Machu Picchu, a Pedra Negra em Meca, Stonehenge ou Angkor Wat.

Alguns deles, os principais, estão assinalados no mapa. Contamos-lhe mais sobre cada um deles e poderá colocar um alfinete de desenho se já lá tiver estado.

4. Templos de meditação

Também conhecidos como Retiros de Meditação ou Yoga em Silêncio, são uma oportunidade para redescobrir o seu equilíbrio e conectar-se com o seu eu interior.

Alguns dias para viver e observar o silêncio, abrindo o coração no momento presente. Num espaço rodeado de natureza e calma, com uma alimentação saudável.

No nosso mapa encontra todas as existentes e onde estão localizadas. Certamente já conhece alguns deles e pode marcá-los com um alfinete.

5. Festivais

Há cada vez mais locais para partilhar e desenvolver esta prática. Há eventos para todos os gostos, níveis, aspirações e sensibilidades. Pensados para conhecer pessoas com a mesma paixão que a sua e trocar experiências. Provavelmente existem mais, mas destacámos os mais importantes.

Descubra tudo o que o mapa do Yoga tem para oferecer. Deixamos-lhe o link para o produto :)

Related Posts