10 curiosidades sobre a bandeira que o vão surpreender

10 curiosidades sobre banderas que te van a sorprender

Para alguns é um trapo colorido, para outros a representação em tecido da sua pátria. O que é claro é que, ao longo da história, as bandeiras desempenharam um papel simbólico de grande importância. Além disso, o seu design fez com que adecoração da bandeira se tornasse uma tendência nos últimos tempos. Mas Sabe qual é a bandeira mais antiga da história? O que representa a bandeira britânica? E qual é a mais jovem do mundo? Aqui estão 10 curiosidades sobre as bandeiras do mundo que o farão parecer um especialistas em vexilologia.Ah, não sabes o que é isso. É a ciência que estuda as bandeiras e os estandartes e a sua influência na história. Vê, o que aprendeste.

1. A bandeira mais antiga caiu do céu

Reza a lenda que o Dannenbrog, a bandeira da Danimarca, desceu do céu enviada pelo próprio Deus e encheu de coragem o exército dinamarquês na Batalha de Lyndanisse, que, sem surpresa, acabou por vencer a batalha.

2) Tudo começou com 3 cores numa bandeira

As bandeiras da Dinamarca, Áustria, Países Baixos, França, Grã-Bretanha, Chile, Argentina, Noruega, Peru e Uruguai contêm apenas três cores: branco, azul e vermelho. A Bélgica foi a primeira nação do mundo a incluir outras cores para além destas.

3. Deus salve a bandeira

A bandeira do Reino Unido, popularmente conhecida como Union Jack, é a união das bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Uma curiosidade sobre as bandeiras que poucas pessoas conhecem.

4. O retângulo é aborrecido

As únicas 3 bandeiras que não possuem uma proporção retangular são as bandeiras do Vaticano, da Suíça e do Nepal. Esta última tem como curiosidade extra o facto de ter uma forma inédita: dois triângulos um em cima do outro.

5. Uma bandeira à frente e outra atrás

A bandeira do Paraguai é a única que tem dois desenhos com dois brasões diferentes, um para a frente e outro para o verso.

6. Alá na bandeira

A bandeira da Arábia Saudita é hasteada da direita para a esquerda. Isto deve-se ao facto de ter a inscrição:

"Não há Deus senão Alá e Maomé é o seu profeta".

Está em árabe, uma língua que se escreve e lê da direita para a esquerda, na direção oposta à leitura ocidental que conhecemos.

7. O país que muda a sua bandeira mais vezes do que o seu governo

O Afeganistão é o país que mudou a sua bandeira mais vezes do que qualquer outro país na sua história. Já o fez cerca de 15 vezes, embora tenha mantido quase sempre o brasão, que mudou de desenho de uma época para outra. É de facto uma das maiores curiosidades das bandeiras do mundo.

8. Ao sol

O sol nas bandeiras da Argentina e do Uruguai (Sol de Mayo) tem sua origem num deus inca. A única diferença entre elas é o número de raios do sol, 32 para a Argentina e 16 para o Uruguai.

9. A bandeira mais democrática do mundo

A Nova Zelândia está a preparar uma possível mudança de bandeira. Neste momento, foram seleccionados vários desenhos, dos quais restarão apenas 4 após um referendo. Assim que houver um finalista, será feita uma votação para saber se é preferível o novo desenho ou a bandeira atual.

10. A recém-chegada

A bandeira mais jovem a gozar de estatuto oficial é a da Líbia , apesar de ser um desenho da década de 1950. Sabe mais 10 coisas. Podem usá-las para se fazerem passar por especialistas em geografia entre os vossos colegas e, mesmo tendo lido isto, podem ganhar um queijo no Trivia um dia. E se nada disto lhe servir de nada, sabe o que se diz: o conhecimento não ocupa espaço! E não há como negar que há bandeiras que são uma obra de arte em si mesmas e que muitas pessoas decoram as suas casas, as suas roupas ou até objectos do dia a dia com emblemas.

Ah, e se quiser atualizar os seus conhecimentos todos os dias

Related Posts