Projeto Prolaboral Xalest

Proyecto Prolaboral Xalest

A associação Prolaboral Xalest é uma iniciativa que luta pela integração social e laboral de pessoas com deficiência intelectual.

Desde 2019 que a Miss Wood colabora com este projeto, que é responsável pela manipulação de alguns dos nossos produtos, como os alfinetes ou o pacote de bandeiras.

Falamos com María Sánchez, responsável pela produção, para que ela possa explicar um pouco mais sobre o que eles fazem. Eis o que ela nos conta.

Quando e como nasceu o projeto Prolaboral Xalest?

O projeto começou em 1996 em Sabadell, quando um grupo de pais se juntou para responder à necessidade de atenção e ocupação dos seus filhos com diversidade funcional. Parece que foi ontem e no ano passado celebrámos o 25º aniversário da entidade!

Qual é a missão da associação?

Acompanhar a pessoa adulta no seu projeto de vida, criando apoio e oferecendo recursos para melhorar a sua qualidade de vida, favorecendo a sua inserção social e laboral, o seu bem-estar, direitos e interesses.

Como é que a associação evoluiu ao longo dos anos?

Começou com algumas famílias num espaço de uma escola de educação especial em Sabadell, com apenas um educador. Com o tempo, juntaram-se mais famílias para alargar os serviços e o pessoal e melhorar a assistência aos utentes. A localização do centro tem vindo a mudar ao longo dos anos, com a expansão dos lugares e com o acordo do Centro Ocupacional. Atualmente, estamos num espaço cedido pela Câmara Municipal de Sabadell enquanto esperamos ter acesso a instalações maiores e mais adequadas às necessidades dos utentes.

Pode falar-nos dos serviços oferecidos pelo Prolaboral Xalest?

No centro oferecemos uma alternativa para as pessoas com diversidade funcional que não podem aceder a um ambiente de trabalho normal, através do Serviço de Terapia Ocupacional e do Serviço de Inserção Ocupacional. O Centro oferece também um serviço de refeitório e a gestão de transportes adaptados para as pessoas que deles necessitem.

Que actividades são desenvolvidas na associação?

Realizamos várias actividades relacionadas com a ocupação terapêutica e que não têm qualquer finalidade comercial ou produtiva, como a manipulação de produtos de várias empresas externas, uma atividade que já conhece! Também fazemos produtos artesanais, refeitório, horta e jardinagem, decoração, reciclagem, manutenção e limpeza de espaços, montamos a nossa banca de artesanato em diferentes festividades e eventos... Não paramos! Por outro lado, realizamos actividades de manutenção da aprendizagem através de projectos e formações, boletins informativos, actividades de exercício físico como natação, desporto, relaxamento, dança, manutenção, equoterapia... bem como outras actividades como teatro, design, canto coral, passeios, excursões, viagens...

Como é que este tipo de trabalho de inclusão social ajuda a melhorar as capacidades das pessoas com diversidade funcional?

O trabalho manipulativo mantém-nos activos, atentos a novos desafios e aprendizagens, mantendo a motricidade, a concentração e ensinando-nos a adquirir hábitos de trabalho, a relacionarmo-nos com pessoas e ambientes. Através do trabalho, sentimo-nos úteis e valorizados por nós próprios e pela sociedade.

O que é que mais gosta de trabalhar na Prolaboral Xalest?

O melhor é poder trabalhar com eles lado a lado e ver como melhoram todos os dias. Acho que o que mais valorizo é poder partilhar tempo e acompanhá-los no seu crescimento pessoal.

Como é que colabora com empresas como a nossa?

Oferecendo o melhor de nós próprios! Temos a sorte de ter empresas que confiam nas nossas capacidades e no nosso bom trabalho. O fluxo de trabalho que chega até nós, apesar da situação atual, é constante, o que agradecemos, pois permite-nos oferecer emprego de qualidade. Há alturas em que as empresas se deparam com picos de trabalho que não conseguem suportar, e é aí que nós entramos. Tentamos sempre dar uma resposta rápida, dentro das nossas possibilidades, a essas necessidades. Fazemo-lo tão bem que quem nos contacta, volta ;)

Da parte da Miss Wood, gostaríamos de agradecer à Maria e à Prolaboral Xalest por este trabalho importante para a nossa sociedade. Estamos felizes por fazer parte deste belo projeto.

Boa sorte e sucesso!

Descubra aqui todos os projectos e acções de solidariedade que levamos a cabo através do nosso compromisso com o Planeta.