Conselhos para a utilização correcta dos produtos de limpeza

Consejos para un uso adecuado de los productos de limpieza

Para reduzir a utilização de produtos perigosos na limpeza doméstica, podemos:

- Utilizar sempre a quantidade mínima de produto. O controlo das quantidades de todos os produtos utilizados reduz a sua utilização em 10% a 20%.

- Nunca misturar produtos (lixívia e amoníaco, lixívia e desinfetante de sanitas, etc.), pois existe o risco de envenenamento.

- O mais limpo não é aquele que limpa mais, mas aquele que suja menos. É mais ecológico limpar a casa regularmente do que utilizar todos estes produtos agressivos, que afectam a nossa saúde e poluem o ambiente.

- Utilize receitas naturais menos agressivas e menos tóxicas. Água, vinagre e sabão neutro limpam perfeitamente toda a casa. A erva de esparto é ainda um bom esfregão. Se a sujidade estiver incrustada ou se precisarmos de raspar, podemos usar sumo de limão, bicarbonato ou bórax.

- Lembre-se que no mercado pode encontrar panos, detergentes e sacos do lixo (por exemplo) que são recicláveis e não prejudicam o ambiente no processo de fabrico. Desta forma, reduzirá a procura de produtos agressivos e aumentará a procura de produtos amigos do ambiente, obrigando assim as empresas a prestar mais atenção à ecologia dos seus produtos.

- Utilizar sacos do lixo de plástico reciclado ou sacos compostáveis feitos de amido de milho em vez de plástico.

- Utilizar produtos de limpeza amigos do ambiente.