Salamanca, a cidade dourada de mil lendas

Salamanca, la ciudad dorada de las mil leyendas.

🌿 TIPO DE VIAGEM

História, cultura e lazer.

🤔 MELHOR ALTURA PARA VIAJAR PARA SALAMANCA

OUTUBRO: Entre março e outubro é a melhor altura para desfrutar da cidade de Castela. Entre março e abril, é possível desfrutar das flores silvestres no campo e das emocionantes procissões pascais. No verão, realizam-se as festas anuais de Burgos, Sória e Segóvia; e em setembro e outubro, as cores do outono explodem, há menos turistas e o tempo é (normalmente) ameno e limpo.

O QUE FAZER EM SALAMANCA

Iluminada à noite ou banhada pela luz do entardecer, Salamanca tem algo de mágico. É uma cidade de beleza única, repleta de arquitetura de arenito com inscrições latinas de cor ocre, numa demonstração de extraordinário virtuosismo nos estilos plateresco e renascentista. Os monumentos são muitos, e a excecional Plaza Mayor (com a sua impressionante iluminação nocturna) é inesquecível. É também a cidade mais animada de Castela, com uma grande população estudantil - espanhola e internacional - que enche as ruas à noite e dá uma enorme vitalidade à cidade.

🌮 NÃO SE PODE DEIXAR SALAMANCA SEM PROVAR A MELHOR COMIDA DA CIDADE

A cultura gastronómica de Salamanca não tem nada a invejar a outras cidades, e Salamanca tem alguns pratos históricos que não se pode deixar de provar. Os mais importantes são o hornazo (tarte recheada com lombo, presunto, chouriço, ovo cozido...), a chamfaina (feita com arroz, carne de borrego, cebola, pimentão, alho, malagueta, sangue de borrego cozido e cominhos), o limón serrano (uma salada com laranja, limão, ovo, especiarias, chouriço e carnes frias) ou as patatas meneás (um guisado com carne, alho e pimentão). Uma das suas iguarias é o presunto de Guijuelo. No que diz respeito às sobremesas, alguns dos seus pratos estrela são o Bollo Maimón (pão de ló com aguardente), o donut de Ledesma (feito com massa, farinha, ovos, banha de porco e açúcar), os chochos charros, as perrunillas ou os sacatrapos. Pode acompanhar tudo isto com vinhos da DOP Arribes e com o Vinho de Qualidade Sierra de Salamanca.

👁🗨 CURIOSIDADES DE SALAMANCA

São inúmeras as lendas e mistérios que rodeiam a rã pousada numa caveira na fachada da Universidade de Salamanca. Uma delas é que a rã tinha de ser encontrada pelos estudantes que queriam passar nos exames. A tradição diz que encontrar a rã indica boa sorte e que os estudantes passarão nos exames se a encontrarem sem precisar de ajuda. Por esta razão, tornou-se habitual ver estudantes e turistas a tentar encontrar a rã. No entanto, é preciso saber que a origem deste sapo era simbolizar a morte devido à luxúria, porque nessa altura a sífilis, vinda da América, estava na ordem do dia.

😎 MISS WOOD TIP

A catedral é uma das principais atracções turísticas da cidade. A sua particularidade é o facto de ser constituída por duas partes, a catedral antiga, datada do século XII, e a catedral nova, do século XVI. Em 1992, quando o edifício foi restaurado, apareceu uma escultura de um astronauta numa das suas portas. Joga e descobre! Se isso for demasiado fácil, jogue para encontrar um lince, um touro, um dragão com um gelado sorridente de três bolas, um lagostim, uma cegonha e uma lebre na porta norte.

5 LUGARES IMPERDÍVEIS EM SALAMANCA

PLAZA MAYOR: A Plaza Mayor, situada no coração do centro histórico, é uma das praças mais bonitas de Espanha. De estilo barroco, construída entre 1729 e 1756, a praça é um quadrilátero imperfeito no qual se destacam os seus arcos semicirculares e os edifícios históricos que rodeiam a cidade. Recomendamos que visite a Plaza Mayor em diferentes alturas do dia e que se sente numa das esplanadas para tomar uma bebida enquanto desfruta do ótimo ambiente em que se misturam turistas, locais e estudantes.

2. UNIVERSIDADE DE SALAMANCA: O epicentro da história e da vida cultural de Salamanca. É a universidade mais antiga de Espanha e a quarta mais antiga da Europa. Teve reitores, professores ou alunos tão ilustres como Unamuno, Fray Luis de León, Fernando de Rojas, San Juan de la Cruz, Hernán Cortés, Góngora ou Calderón de la Barca. A sua grande joia é a biblioteca. Recomendamos também uma visita à Casa-Museu de Unamuno, situada no final da mesma rua.

3. JARDIM DE CALIXTO E MELIBEA: Este espaço verde ajardinado foi o cenário dos encontros amorosos dos protagonistas de La Celestina, título com que se popularizou a Tragicomédia de Calisto e Melibea de Fernando de Rojas. Para além de ser um local de inspiração para obras literárias, este jardim bem cuidado, situado na antiga muralha da cidade, é perfeito para se refugiar do calor e relaxar com vista para a parte superior da Catedral.

4. CASA LIS: Este edifício, construído em 1905, tem uma fachada sul formada por duas galerias de vidro e ferro, a sua grande joia. No seu interior pode visitar-se o Museu Art Nouveau e Art Deco, que alberga uma magnífica coleção de bonecas de porcelana, e um grande pátio coberto por um espetacular vitral.

5. CASA DE LAS CONCHAS: A fachada e o interior deste palácio mostram uma combinação de estilos gótico, renascentista e mudéjar. Uma das características desta combinação de estilos são as mais de 300 conchas da fachada que dão nome à casa e que, segundo uma lenda, debaixo de uma delas se escondem as jóias dos antigos proprietários. Para além de tirar fotografias do exterior, vale a pena entrar gratuitamente para ver o belo pátio.

Preencha o seu Woody Map Natural España com os destinos que visitou e pendure nele as suas melhores recordações.