Sri Lanka, a lágrima da Índia

Sri Lanka, la lágrima de la India

QUANDO IR

1- O Sri Lanka tem um clima tropical, pelo que a temperatura geral ronda os 30°C durante todo o ano.

2- O mês mais frio é janeiro, mas a menos que se vá para as montanhas não estará frio. No entanto, nas montanhas deve usar roupa quente, pois pode descer até aos 10ºC.

O QUE VER

3- Parque Nacional de Udawalawe. Situada no sul do Sri Lanka, esta reserva natural foi criada em 1972. Aqui é possível avistar facilmente elefantes asiáticos, crocodilos, búfalos e, mais complicadamente, leopardos.

4-Nuwara Eliya. Esta cidade tem uma paisagem maravilhosa e é a maior zona produtora de chá do Sri Lanka. As suas montanhas verdes e enevoadas vão deixá-lo sem fôlego, mas tenha em atenção que a temperatura aqui é mais baixa do que noutras partes do país.

5- Kandy. Considerada a capital da cultura e do budismo. Está localizada no meio de um planalto, com um lago no centro da cidade. Este maravilhoso lugar é cercado por montanhas repletas de selvas e plantações. Não deixe de visitar os templos como o Sri Dalada Maligawa.

6- Adam's Peak. Esta montanha de mais de dois mil metros é considerada sagrada por budistas, muçulmanos e hindus. Estes últimos fazem uma peregrinação até ao pico, um percurso que demora cerca de 4 horas e envolve milhares de passos. Geralmente é feito de forma a estar no topo ao amanhecer.

7- Mirissa. Esta pequena cidade costeira tem muitas virtudes, incluindo o facto de não ter muitos turistas. Graças ao seu enclave particular, aqui é possível praticar surf, mas também se pode alugar um barco para observar baleias.

CULTURA

8- A religião é uma parte muito ativa do Sri Lanka e acompanha-o em quase todas as facetas da vida. O budismo é a principal religião da região.

9- O Sri Lanka é uma grande mistura de cultura sul-indiana, holandesa e britânica, tendo as duas últimas sido colonizadoras. Esta mistura reflecte-se bem na cultura, na arte e na arquitetura.

10- No norte e no leste da ilha, a cultura tâmil é muito forte, formada principalmente pelo grupo hindu, que sempre reivindicou ser reconhecido e utilizou a cultura, a língua e os antecedentes para essa reivindicação.

11- A saudação habitual é um aperto de mão e, se lhe oferecerem chá, não o recuse, pois é falta de educação.

O QUE COMER

12- Kottu. Provavelmente o prato mais conhecido e mais especial do Sri Lanka. É feito de gobanda roti (um tipo de pão) cortado em pedaços e misturado com carne, especiarias e ovo. Espetacular!

13- Appam. Pequeno-almoço típico do Sri Lanka. Parece-se um pouco com panquecas, mas é cozinhado em forma de tigela, depois são colocados os ingredientes no interior, que podem ser doces ou salgados, embora o mais comum seja o que leva ovo estrelado.

14- Chá. Vir a este país e não provar o seu chá é como não ter vindo. Quer goste ou não, não hesite em provar o chá do país.