Santiago de Compostela (Xacobeo 2021)

Santiago de Compostela (Xacobeo 2021)

Tipo de viagem

Gastronomia, cultura e natureza.

Melhor altura para viajar para Santiago

Qualquer altura é uma boa altura para ir a Santiago, embora no inverno e no outono encontre chuva e a magia das ruas de pedra e pedestres vazias de turistas em passeios quase noturnos. Este ano é o ano do Xacobeo, por isso não importa a altura do ano em que se vai. Será mágico.

O que fazer em Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é uma cidade conhecida em todo o mundo graças ao seu Caminho de Santiago. Todos os anos, milhões de pessoas chegam à cidade depois de percorrerem um dos muitos caminhos milenares que a ela conduzem. É também uma cidade jovem e vibrante, com uma universidade com mais de 500 anos de história, museus interessantes, belos parques e um centro histórico declarado Património Mundial pela Unesco.

Não se pode deixar Santiago sem experimentar

Algumas das especialidades mais conhecidas são as vieiras e o polvo à feira; embora as ostras, as santolas, os percebes, os camarões e uma longa lista de outros ingredientes sejam indispensáveis nesta terra. Outros pratos populares e tipicamente galegos são o "caldo de grelos" ou a famosa empanada galega, que pode ser recheada com uma grande variedade de peixes ou mariscos, ou com carne e legumes. E para acompanhar o peixe, um bom copo de Albariño, Ribeiro, Fefiñanes, Betanzos, Rosal, Valdeorras, Ulla ou Amandi, todas elas especialidades da zona e um complemento ideal para uma cozinha tão saborosa.

Curiosidades sobre Santiago de Compostela

Em Santiago, é uma tradição universitária tentar completar o Paris-Dakar. Durante os 200 metros que separam o bar Paris e o Dakar, consiste em beber um copo de ribeiro ou albariño em todos os bares do percurso (cerca de 30), ao longo da Rúa do Franco.

Dica Miss Wood

Não se esqueçam de visitar a cascata de Ézaro, onde a força do rio Xallas cria um espetáculo natural surpreendente. Aí contemplará o único rio da Europa que termina o seu curso numa queda de água diretamente no oceano.

Deixo-vos aqui o post do Instagram, onde podem ver as dicas da comunidade :)