Os Pirinéus, a natureza no seu estado mais puro.

Pirineos, naturaleza en estado puro.

🌿 TIPO DE VIAGEM

Natureza e desporto

🤔 MELHOR ALTURA PARA VIAJAR PARA OS PIRINÉUS

MAIO: Dependendo das suas preferências, nos Pirinéus encontrará sempre uma atividade ideal para si. No inverno, pode desfrutar da neve e dos desportos relacionados com ela. Nas estações mais quentes, por outro lado, pode desfrutar de excursões, caminhadas, BTT, passeios a cavalo... Tenha em conta que no inverno as temperaturas são muito baixas e no verão o tempo é quente e seco. Em maio pode viver-se um momento mágico, quando as encostas brancas derretidas dão vida a centenas de riachos que começam a encher as barragens ou Ibones. Uma época de vida e florescimento para as plantas, flores e árvores.

O QUE FAZER NOS PIRINÉUS

Grandes montanhas e glaciares que recordam a origem da cordilheira, áreas protegidas, parques naturais, ibones, vales, rios selvagens e ravinas que apelam à aventura... Estes são os ingredientes que compõem os Pirinéus. Esta cordilheira é considerada a Meca da alta montanha espanhola, com os picos mais altos dos Pirinéus (188 picos com mais de 3.000 metros, incluindo Aneto, Posets e Monte Perdido). Este paraíso pirenaico conserva e mostra as suas tradições, a arquitetura popular das suas aldeias, mas sobretudo é ideal para actividades ao ar livre e desportos de aventura em terra, água, ar e neve.

🌮 NÃO SE PODE DEIXAR OS PIRINÉUS SEM FAZER UMA DEGUSTAÇÃO

A gastronomia dos Pirinéus Aragoneses é muito variada, baseada numa gastronomia de montanha tradicional e sustentável, com produtos típicos, mas com toques cada vez mais inovadores. Os produtos locais como os queijos, o vinho e as cervejas dos Pirinéus, os enchidos, os cogumelos, os boliches de Embún e, claro, as trufas e as carnes de caça como a lebre, o javali, o coelho ou a perdiz ocupam um lugar de destaque. Alguns dos seus pratos mais clássicos são as Migas a la Pastora, Chiretas, Ternasco Aragonés, tortetas ou crespillos de borraja.

👁🗨 CURIOSIDADES DOS PRINIEOS

Na maioria das casas dos Pirinéus, existem alguns remates ou símbolos que são colocados sobre as chaminés para proteger as casas das intrusões de bruxas e seres mágicos: os espantabruxas (espantalhos). Tradicionalmente, são construídos e esculpidos em tosca, um tipo de rocha muito leve e porosa. Para além disso, é comum terem um buraco que assobia com o vento que passa. As lareiras desempenhavam um papel de socialização essencial na vida dos serranos, pois o fogo e a lareira eram o local onde as famílias se reuniam para conversar e contar histórias todas as noites.

😎 DICA MISS WOOD

Perde-te em Roques de la Villa (também conhecida como Muralha da China de Huesca ou Finestres), um tesouro natural situado na comarca de Ribagorza, no coração da serra de Montsec. A melhor forma de o visitar é percorrer as suas duas ermidas, San Marcos e San Vicente. Da primeira tem-se uma vista espetacular da muralha e da barragem de Canelles, e para chegar à segunda é preciso subir até ao cume da muralha rochosa. A sua excelente localização faz com que seja uma excursão perfeita para respirar um pouco de paz e desfrutar do silêncio, que não é fácil de encontrar atualmente.

5 LOCAIS A NÃO PERDER NOS PRÍNCIPES

1. ORDESA E MONTE PERDIDO: Declarado Parque Nacional em 1918 e Património da Humanidade em 1997, está situado nos Pirinéus de Huesca, inteiramente na comarca de Sobrarbe (Aragão). Possui o maior maciço calcário do mundo e uma das quedas de água mais altas da Europa. É um daqueles sítios que tem de se ver uma vez na vida...

2. VALE DO BENASQUE: Os picos de Aneto, Posets e Perdiguero formam o cenário perfeito para um vale que oferece desporto, aventura, estações de esqui, rotas para crianças e adultos e exemplos de arte românica, entre muitas outras atracções.

3. ESTAÇÃO DE CANFRANC: Há mais de 40 anos que nenhum comboio pára nesta estação. Inaugurada em 18 de julho de 1928, esta antiga estação ferroviária foi declarada Bem de Interesse Cultural e classificada como monumento desde 6 de março de 2002, e a sua aparência fantasmagórica foi cenário de numerosas produções cinematográficas e televisivas.

4. LANUZA: A aldeia de Lanuza está situada no vale do Tena. Tem as suas próprias particularidades, como as grandes casas de pedra, os telhados de ardósia íngremes, as pontes medievais e os brasões esculpidos em pedra. Em 1978, os habitantes da aldeia tiveram de abandonar as suas casas devido à construção da barragem. A aldeia original ainda está submersa e, atualmente, as canoas navegam sobre os seus telhados submersos.

5. CAÑÓN DE AÑISCLO: Dentro do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido encontra-se este impressionante desfiladeiro forjado pelo rio Añisclo. Uma estrada estreita e sinuosa atravessa-o de um extremo ao outro e permite-nos desfrutar desta fantástica paisagem.

Organizem um passeio pela península para visitar este e outros lugares. Não se esqueçam de o marcar no vosso Woody Map Natural Spain.