Palawan, um paraíso perdido

Palawan, un paraíso perdido

Palawan é um desses pequenos paraísos ainda por descobrir e, embora tenha zonas bastante turísticas, não tem nada a ver com as grandes cidades ou com as ilhas mais conhecidas. Palawan é o local ideal para passar umas férias tranquilas, mas cheias de actividades.

QUANDO IR

A melhor altura para visitar Palawan, em termos meteorológicos, é durante a estação seca, que vai de novembro a junho, mas se não quiser multidões de turistas e os melhores preços, vá em outubro. É nesta altura que termina a estação das chuvas, pelo que praticamente não encontrará multidões e os melhores preços.

O QUE VER

Puerto Princesa é a capital de Palawan e tem centenas de sítios para visitar. Apesar de não ser o nosso sítio preferido nas Filipinas, não podia ficar de fora deste post. Atreve-te a alugar uma mota e vai até Nagbaton Beach, uma das praias menos concorridas da zona, o que é bom numa capital.

Perto de Puerto Princesa, encontra-se o Rio Subterrâneo, que é uma grande atração turística e foi justamente declarado uma das Novas 7 Maravilhas Naturais do Mundo em 2012. Atenção, terá de obter previamente uma autorização para o visitar.

Quezon não é turística, e os poucos que aqui vêm visitam as Grutas de Tabon, onde se encontram os primeiros restos humanos da região. Se decidir vir, passe pelo menos um dia lá, para poder apreciar o espetacular pôr do sol a partir do porto.

El Nido é provavelmente um dos locais mais turísticos da zona e, embora seja onde se encontram mais turistas, é também onde se encontram as excursões mais programáveis, ou locais para alugar caiaques ou triciclos. Port Barton é ainda uma pequena cidade, mas devido à sua proximidade com El Nido está a desenvolver-se rapidamente, por isso aproveite os próximos anos para a visitar antes que atinja o seu auge.

HISTÓRIA

Palawan é a maior província das Filipinas, sendo Puerto Princesa a sua capital. Antes da colonização espanhola, as ilhas eram habitadas por comerciantes chineses e habitantes malaios. No século XVII, os espanhóis começaram a enviar missionários e, no século seguinte, foram construídas igrejas. Mais tarde, as ilhas foram colonizadas pelos americanos.

Devido a esta diversidade cultural, as Filipinas têm 7 línguas oficiais, embora o tagalo seja a mais falada. Graças à influência malaia, a principal religião é a muçulmana, embora existam grupos mórmones e adventistas.

O QUE COMER

O sisig é um prato filipino muito tradicional e é feito com orelhas de porco e uma variedade de especiarias. É super simples de cozinhar, mas muito saboroso, graças ao facto de a carne de porco ser um animal muito gordo.

Lumpia é uma espécie de rolinho primavera ao estilo filipino. Normalmente, são recheados com legumes, camarões e gambas, embora o bom é que em cada zona encontrará uma forma diferente de os confecionar.

Para a sobremesa, não deixe de experimentar o gelado de ube. Ube é o inhame roxo, o que lhe confere a sua incrível cor púrpura brilhante. A doçura dependerá do açúcar adicionado em cada local, pelo que recomendo que procurem locais onde o façam de forma caseira.