Múrcia, o jardim de mercado da Europa

Murcia, la huerta de Europa

🌿 TIPO DE VIAGEM

Gastronomia, cultura e natureza

🤔 MELHOR ALTURA PARA VIAJAR PARA MÚRCIA

MAIO: Em maio o tempo é muito bom, com uma média de 20°C e pouca chuva, embora seja preciso ter cuidado com os ventos. Durante a primavera realiza-se a Semana Santa e também a Festa da primavera, festas populares que atraem muitos turistas curiosos em conhecer as suas tradições.

O QUE FAZER EM MÚRCIA

Múrcia é uma região que ainda é desconhecida para muitas pessoas. Pouco se sabe sobre ela, para além do facto de ser o jardim de mercado da Europa e de uma das suas principais atracções ser a sua costa, a Costa Cálida. Mas nem tudo são lugares super explorados, também tem praias selvagens e enseadas remotas onde se pode relaxar e contemplar a sua beleza natural. Um litoral que contrasta com as cidades do interior, algumas históricas e outras aninhadas em vales majestosos.

🌮 NÃO SE PODE DEIXAR MURCIA SEM EXPERIMENTAR

A mistura de culturas que tem existido ao longo dos anos na região de Múrcia não só se observa no seu património, como também se transmite na sua gastronomia. Os produtos locais, como o arroz, a fruta, os legumes, o peixe e o marisco, reinam soberanos. No entanto, são bem conhecidas outras iguarias como as carnes de criação e de caça e os enchidos, como o morcón (chouriço de porco). A gastronomia murciana conserva receitas essenciais de outrora, como o cozido cigano, o cocido con pelotas, o cordeiro assado de El Segureño ou as gachasmigas. Para a sobremesa, peça uns paparajotes.

👁🗨 CURIOSIDADES DE MURCIA

Provavelmente conhece o Corcovado no Rio de Janeiro, reconhecido como uma das 7 Maravilhas do Mundo. Embora seja a estátua de Cristo mais visitada, existem outras cidades com esculturas semelhantes. Na localidade de Monteagudo, a 5 km de Múrcia, encontra-se o Cristo de Monteagudo no cimo de uma colina, até o próprio Alfonso X El Sabio viveu no castelo situado nas encostas do Cristo de Monteagudo!

😎 DICA MISS WOOD

Perca-se no centro histórico de Múrcia e visite a catedral, uma exaltação do barroco mediterrânico; passe por Trapería e Platería, duas ruas pedonais e frescas que ainda fazem lembrar a antiga medina árabe. E, depois da visita, saborear tapas no triângulo mágico formado pelas praças de San Pedro, Las Flores e Santa Catalina.

5 LUGARES IMPERDÍVEIS QUE NÃO PODES PERDER EM MÚRCIA

1. MONTE ARABÍ: Em Yecla encontra-se um monte muito especial que esconde impressionantes formações rochosas e lendas. Trata-se do Monte Arabí, declarado Património da Humanidade pela UNESCO e onde se encontra um dos grupos de pinturas rupestres mais importantes da região.

2. SANTUÁRIO DA VIRGEM DA ESPERANÇA: A poucos quilómetros de Calasparra encontra-se o Santuário da Virgem da Esperança. Um lugar rodeado de natureza com uma curiosa e atractiva ermida situada numa gruta natural. Vale a pena visitá-lo e aproveitar para fazer um piquenique ou fazer um percurso pedestre pelo rio Segura.

3. CUEVA DEL PUERTO: Uma das grutas horizontais mais longas da região de Múrcia. A geologia do seu interior é composta por galerias de grande beleza natural. A visita permite observar diferentes salas e galerias, formadas por espectaculares formações de diferentes tamanhos e cores.

4. CARTAGENA: Poucas cidades peninsulares têm um passado tão glorioso como Cartagena, onde viveram fenícios, bizantinos, cartagineses, romanos e árabes, entre outros. Qualquer roteiro urbano deve começar na Câmara Municipal, o melhor exemplo do modernismo que marcou a fisionomia atual da cidade. De seguida, visitar o teatro romano, símbolo máximo da Cartagena romana. E o resto dos museus e centros de interpretação do enorme património histórico e monumental da cidade.

5. PUNTAS DE CALNEGRE: Uma zona de enseadas, praias de seixos e pequenas falésias virgens entre Mazarrón e Águilas onde o único núcleo habitado é a pequena aldeia piscatória de Puntas de Calnegre.

Encha o seu mapa de recordações para as manter sempre presentes. Com o mapa de cortiça de Espanha, poderá planear e recordar as suas experiências em pormenor.