Huelva, a grande desconhecida.

Huelva, la gran desconocida.

🌿 TIPO DE VIAGEM

História e natureza

🤔 MELHOR ALTURA PARA VIAJAR PARA HUELVA

MAIO: O clima em Huelva é sempre ensolarado e ameno, embora a sua melhor época seja entre maio e outubro. Enquanto que os meses de julho e agosto são os mais quentes, no inverno as temperaturas são bastante amenas e não costumam descer abaixo dos 10ºC. A precipitação mais abundante ocorre normalmente entre maio e outubro. A precipitação mais intensa tende a ocorrer em outubro e novembro, embora a precipitação média anual seja de apenas 500 mm. Recomendamos visitar em maio ou setembro, evitando a época alta do verão.

O QUE FAZER EM HUELVA

Huelva é uma terra de contrastes... Encontram-se paisagens agrestes abrigadas pelo Parque Natural da Serra de Aracena e Picos de Aroche, explorações mineiras, pastagens de azinheiras, vinhedos e, claro, quilómetros de praias de areia branca e dourada junto ao Oceano Atlântico. A oferta desta província andaluza completa-se com um impressionante património histórico de povos e civilizações milenares. Tartessos, fenícios, romanos e árabes deixaram a sua marca nestas terras que alcançaram fama internacional por acolherem, no porto de Palos de la Frontera, a partida da expedição de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo em 1492.

🌮 NÃO SE PODE DEIXAR HUELVA SEM EXPERIMENTAR

A gastronomia e a comida típica de Huelva estão marcadas por produtos tão conhecidos como o presunto de Jabugo, o camarão branco e a mojama de atum. Para além destes produtos conhecidos, também podemos encontrar uma grande quantidade de peixe e marisco de qualidade da costa, bem como carne e enchidos dos seus porcos ibéricos. Não podemos deixar de fazer uma menção especial à sua conhecida produção de frutas requintadas, como morangos e framboesas.

👁🗨 CURIOSIDADES DE HUELVA

O primeiro europeu a fumar tabaco foi o marinheiro Rodrigo de Xerez, natural de Ayamonte, que recebeu ordens de Colombo para investigar o que fumavam os nativos da ilha de Cuba. O marinheiro trouxe o tabaco para Espanha, que foi recebido com grande escândalo, porque as pessoas pensavam que era "coisa do diabo".

😎 MISS WOOD TIP

Não perca uma visita a Niebla. Esta cidade tem o privilégio de possuir o maior recinto amuralhado da Europa, declarado conjunto histórico monumental. Para além das suas impressionantes muralhas, pode visitar o castelo Castillo de los Guzmanes e as igrejas de San Martín e Santa María de la Granada.

5 LUGARES A NÃO PERDER EM HUELVA

1. GRUTA DE LAS MARAVILLAS: Esta cavidade freática foi criada ao longo de centenas de anos graças à erosão dissolvente da água sobre as rochas calcárias da colina do Castillo de Aracena. Tem um espaço subterrâneo de 2.130 metros, embora apenas metade esteja preparada para receber visitantes. A sua beleza e singularidade residem especialmente nas formações cársicas e nos lagos que foram criados, alguns dos quais com vários metros de profundidade.

2. PARQUE MINEIRO RÍO TINTO: Conhecido pelas suas famosas minas, este enclave oferece incríveis paisagens naturais de tons ocres, avermelhados e dourados. Locais de exploração mineira no passado, como a impressionante estrutura elíptica da Corta Atalaya, ou em funcionamento, como o Cerro Colorado, são uma atração a não perder.

3. PARQUE NACIONAL DOÑANA: Esta área protegida foi criada em 1969 e pouco a pouco foi sendo alargada. Em 1994 foi declarado Património da Humanidade pela Unesco. É uma das 7 maravilhas naturais nacionais, pelo que se pode imaginar como é essencial visitá-lo se viajar para Huelva.

4. EL ROCÍO: O fim de semana do Domingo de Pentecostes é uma das manifestações religiosas mais multitudinárias de todo o país. Na pequena aldeia de El Rocío (Almonte) reúnem-se milhares de devotos da Virgen del Rocío numa peregrinação que não deixa ninguém indiferente. Provavelmente, este evento só é adequado para aqueles que têm o fervor necessário para coincidir com este importante acontecimento católico. Para todos os outros, ou para aqueles que simplesmente desejam visitar a bela ermida de meados do século onde se encontra a pequena escultura da venerada Virgen del Rocío, seria melhor fazê-lo noutras datas.

5. AYAMONTE: Ayamonte é uma localidade separada de Portugal pelas águas do rio Guadiana. A sua orografia única oferece vistas maravilhosas de Portugal e da Isla Cristina a partir do Parador, bem como da foz do rio Guadiana, que forma pântanos ou canais que atravessam a cidade como pequenos canais.

Preencha o seu Woody Map Natural Spain com os destinos visitados e pendure nele as suas melhores recordações.