Formentera, calma, tranquilidade e espírito hippie

Formentera, calma, tranquilidad y espíritu hippie

Melhor altura para viajar para Formentera

MAIO E OUTUBRO: Atualmente, esta ilha triplica a sua população durante os meses de verão, sendo os meses de maio e outubro a melhor altura para visitar Formentera.

O que fazer em Formentera

A ilha de Formentera, com 20 km de comprimento (12.120 habitantes), é um belo lugar para fugir de tudo. O ritmo de vida é lânguido e alegre, os dias são passados tranquilamente em algumas das mais belas praias da Europa: praias de areia branca banhadas por incríveis águas azuis, turquesa e lápis-lazúli. O turismo é estritamente controlado em termos ambientais; não há muito para ver e a vida nocturna é escassa.

Não pode deixar Formentera sem provar

Formentera oferece uma cozinha de marisco, com caldeiradas de peixe, peixe salgado, peixe grelhado, peixe frito e pratos de arroz. Os pratos de marisco também não podem faltar: desde o bullit de ratjada (peixe raia estufado com amêndoas, o fruto seco típico da ilha), o tamboril à cassolana, a caçarola de bonito com funcho e alcaparras e o bull d'anfos (legumes e miudezas da garoupa cozinhados) até ao guisado de lagosta com ou sem lulas. Se for mais apreciador de carne, no outono pode experimentar a carne de porco, pois é a época do abate. Esta prática é uma tradição muito popular entre as famílias camponesas, onde durante estes dias se come arroz e enchidos como a deliciosa sobrasada e o butifarrón ou butifarra. Assim, se visitarem Formentera no outono, poderão saborear as saborosas cocas ou empanadas, pastéis recheados com carne, peixe ou legumes picados, quase acabados de sair do forno. Não podemos esquecer o queijo de cabra ou de ovelha, os figos secos ao sol ou o flaó, o bolo à base de queijo de cabra típico da Páscoa. E para acompanhar a comida, experimentem os licores de ervas, como o Frígola, um licor muito digestivo.

Curiosidades sobre Formentera

Já alguma vez ouviste dizer que "Formentera é um queijo"? A explicação é muito simples: a ilha está repleta de grutas, passagens subterrâneas e algares devido à sua peculiar formação geomorfológica. Algumas das grutas mais populares são a Cova d'Estrips, a Cova Foradada, a Cova des Fum ou as que se encontram em Cala en Baster (Cala Envasté). Se tiveres oportunidade, tens de ver as grutas marinhas de Punta Rasa, acessíveis por caiaque ou paddle surf, são impressionantes!

Dica Miss Wood

Deixe-se levar por um dos espectáculos mais emblemáticos de Formentera: as migrações de flamingos em Estany Pudent (no Parque Natural de Ses Salines). Recomendamos que vá um pouco antes do pôr do sol para obter um postal inesquecível da sua visita.

Neste post do Instagram, pode ver os comentários da comunidade com as suas recomendações. Esperamos que seja útil como um guia :)