Tarifa, surfar entre dois mares.

Tarifa, surf entre dos mares.

🌿 TIPO DE VIAGEM

Natureza e desporto

🤔 MELHOR ALTURA PARA VIAJAR PARA TARIFA

SETEMBRO: Se não gosta de multidões, recomendamos-lhe que vá em setembro, embora entre maio e outubro seja a melhor altura para visitar Tarifa. O seu clima mediterrânico deixa verões quentes e secos (26ºC em média) e invernos com temperaturas amenas (15°C). A temperatura da água situa-se entre os 17°C e os 25°C.

O QUE FAZER EM TARIFA

Tarifa é conhecida mundialmente pelas suas boas vibrações e por ser a meca do surf e do windsurf. É a cidade mais próxima do continente africano e é o ponto de encontro das águas do Mediterrâneo e do Atlântico. A sua localização privilegiada tornou-a num local muito cobiçado por diferentes civilizações ao longo dos séculos, deixando atrás de si vestígios pré-históricos, vestígios fenícios, ruínas romanas e castelos medievais. Mas não são só os surfistas que navegam por estes mares, pois as águas de Tarifa são um dos melhores locais da Europa para a observação de baleias e golfinhos: baleias, golfinhos, cachalotes e baleias-piloto.

🌮 NÃO SE PODE DEIXAR TARIFA SEM EXPERIMENTAR

A gastronomia de Tarifa é rica e variada, e os visitantes podem desfrutar tanto de comida como de tapas. O peixe fresco da zona ou de Marrocos e a carne de vaca local são os principais argumentos a favor de uma gastronomia invejável. Há locais onde são servidos pratos tradicionais, como o guisado de tagarninas, couve, puchero ou tripas, ou ainda cozinha de autor, italiana, mexicana ou marroquina. É altamente recomendável fazer uma reserva num dos restaurantes do Parque Natural do Estrecho, para desfrutar de uma boa refeição enquanto contempla uma das mais belas paisagens de Espanha.

👁🗨 CURIOSIDADES DE TARIFA

Tarifa é a cidade com a maior representação de arte rupestre do mundo. Cerca de 66 grutas constituem o seu património, embora não lhes tenha sido dado grande valor até que um alemão, Lothar Bergmann, as deu a conhecer e lutou pela sua recuperação. A mais conhecida é La Cueva del Moro, pertencente à chamada Arte Sureño (Arte do Sul). Tem mais de 20.000 anos.

😎 PONTA DE MADEIRA DE MISS

De vez em quando é lançada a rota do atum. Há poucos sítios onde se possa apreciar tanto e tão bem esta espécie como no território de Tarifa e ao longo de toda a costa de Cádis. Se por acaso não coincidir com este evento, não hesite em visitar a loja da Conservera de Tarifa (têm uma loja online) e leve para casa as melhores lembranças: frascos e pacotes de atum, cavala, carapau e caixas variadas.

5 SÍTIOS A NÃO PERDER EM TARIFA

1. CASTELO DE GUZMÁN EL BUENO: Um dos castelos mais bem conservados da Andaluzia. Foi construído em 960 pelo califa Abd-ar-Rahman III. No entanto, o seu nome é uma homenagem ao governante cristão Guzmán El Bueno, que defendeu a cidade da invasão muçulmana em 1294, sacrificando a vida do seu próprio filho. A partir das suas muralhas, é possível desfrutar de vistas espectaculares de África.

2. RUÍNAS DE BAELO CLAUDIA: Situadas em Bolonia, a 20 km de Tarifa, as ruínas de Baelo Claudia são um importante vestígio romano em Espanha, cujo período de florescimento remonta ao século I d.C. Aí descobrirá as ruínas de um teatro romano e de uma antiga basílica, além de várias oficinas onde se produzia peixe salgado e um delicioso molho chamado garum.

3. PLAYA CHICA: A última praia do Mar Mediterrâneo. Tem águas cristalinas e um pouco ou bastante frias. Especialmente recomendada para o mergulho e, no inverno, para o windsurf.

4. PLAYA DE BOLONIA: A Playa de Bolonia é uma das melhores praias de Espanha. No final da praia de Bolonia, do lado direito, encontra-se uma duna gigantesca, à qual se pode subir e contemplar uma paisagem espetacular. Fica muito perto das Ruínas de Baelo Claudia.

5. MIRADOR DEL ESTRECHO: A partir de um ponto de observação excecional, o Mirador del Estrecho, é possível ver parte da costa escarpada de Cádis e, ao fundo, as primeiras montanhas de África. A partir daqui, sentir-se-á como se estivesse entre dois continentes a uma distância ínfima, pois de Punta de Oliveros, em Espanha, até Punta Cires, em Marrocos, são apenas 7,2 milhas náuticas, 14,4 quilómetros.

Preencha o seu Woody Map Natural Spain com os destinos visitados e pendure nele as suas melhores recordações.