Santiago de Compostela, a Meca dos peregrinos.

Santiago de Compostela, La meca de los peregrinos.

🌿 TIPO DE VIAGEM

Gastronomia, cultura e natureza.

🤔 MELHOR ALTURA PARA VIAJAR PARA SANTIAGO

JULHO: Qualquer altura é uma boa altura para ir a Santiago, embora no inverno e no outono encontre chuva e a magia das ruas de pedra e pedestres vazias de turistas em passeios quase noturnos. maio a outubro são os meses em que o tempo está melhor e tudo está mais cheio. Há turistas por todo o lado, mas também concertos, sol e muitas outras actividades ao ar livre. Recomendamos julho para temperaturas amenas e menos chuva.

O QUE FAZER EM SANTIAGO

Santiago de Compostela é muito mais do que apenas a capital da Galiza: é uma cidade conhecida em todo o mundo graças ao seu Caminho de Santiago. Todos os anos, milhões de pessoas chegam à cidade depois de percorrerem um dos muitos caminhos milenares que a ela conduzem. É também uma cidade jovem e vibrante, com uma universidade com mais de 500 anos de história, museus interessantes, belos parques e um centro histórico declarado Património da Humanidade pela Unesco.

🌮 NÃO SE PODE DEIXAR SANTIAGO SEM PROVAR ALGUNS DOS MELHORES PRATOS DA CIDADE

A gastronomia de Santiago de Compostela faz parte da cozinha típica galega. Algumas das especialidades mais conhecidas são as vieiras e o polvo à feira; embora as ostras, as santolas, os percebes, os camarões, as gambas, a lagosta e um longo etc. de ingredientes sejam indispensáveis nesta terra. Outros pratos populares e tipicamente galegos são o "caldo de grelos" ou a famosa empanada galega, que pode ser recheada com uma grande variedade de peixes ou mariscos, ou com carne e legumes. A doçaria é também muito rica e variada, com muitas receitas de bolos e doces. Talvez a receita mais famosa seja o bolo fino de Compostela, feito com amêndoas. E para acompanhar o peixe, um bom copo de Albariño, Ribeiro, Fefiñanes, Betanzos, Rosal, Valdeorras, Ulla ou Amandi, todos eles especialidades da zona e um complemento ideal para uma cozinha tão saborosa.

👁🗨 CURIOSIDADES DE SANTIAGO

Em Santiago, é uma tradição universitária tentar completar o Paris-Dakar. Durante os 200 metros que separam o bar Paris e o Dakar, consiste em beber um copo de ribeiro ou albariño em todos os bares do percurso (cerca de 30), ao longo da Rúa do Franco. Evidentemente, quase ninguém faz o percurso completo, nem bebe os vinhos sem os amortecer com as tapas correspondentes.

😎 DICA MISS WOOD

Não se esqueça de visitar a cascata de Ézaro, onde a força do rio Xallas cria um espetáculo natural incrível. Aí verá o único rio da Europa que termina o seu curso numa queda de água diretamente no oceano.

5 LUGARES IMPERDÍVEIS EM SANTIAGO

1. CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA: Um dos edifícios religiosos mais bonitos de Espanha, o seu estilo arquitetónico é uma mistura de românico e barroco. Quando passares pelas traseiras do altar-mor, não te esqueças de fazer fila para abraçar a figura do apóstolo, um dos antigos rituais que ainda se conservam. E não se vá embora sem visitar o espetacular Pórtico da Glória, a obra máxima da escultura românica. Recomendamos uma visita guiada para conhecer o enorme património que alberga.

2. PARQUE DE ALAMEDA: Desde o século XIX que é um ponto de referência para os passeios e actividades de lazer da população de Santiago de Compostela. Aqui podemos encontrar uma estátua dedicada a Valle-Inclán sentada num banco, e a árvore conhecida como La Perona, um abies plantado por Eva Perón em 1947. Não perca a entrada dos leões, o coreto e as vistas da cidade.

3. MERCADO DE ABASTOS: O segundo lugar mais visitado da cidade depois da Catedral, o Mercado de Abastos é um lugar a visitar, especialmente se quiser comprar lembranças gastronómicas para levar para casa. Os produtos são frescos e locais e o ambiente é garantidamente ótimo.

4. RIBEIRA SACRA: Os leitos dos rios Minho e Sil criaram uma paisagem única nas montanhas galegas, e foi o lugar escolhido para construir muitos castelos, mosteiros e conventos (daí o nome). Uma imagem típica desta zona são os terraços de vinhas que desafiam a gravidade nas encostas dos desfiladeiros, conhecidos como "socalcos".

5. PONTEMACEIRA: O Caminho de Santiago termina, como o seu nome indica, em Compostela, mas há peregrinos que o prolongam até Finisterra, onde já não há terra para caminhar. Vale a pena fazer a primeira etapa deste itinerário alargado, só para visitar Pontemaceira, que é uma aldeia medieval de conto de fadas, com a sua capela de San Brais, o seu paço de Baladrón, os seus moinhos, os seus espigueiros, os seus pombais e a sua ponte de cinco arcos sobre o rio Tambre.

Organizar um passeio pela península para visitar estes e outros lugares. Não se esqueçam de a marcar no vosso Woody Map Natural Spain.