5 dicas para evitar o consumo de plástico

5 consejos para evitar el consumo de plástico

Com alguns hábitos simples, podemos evitar a invasão de plásticos que está a sufocar os nossos mares. Aqui ficam algumas dicas para os evitar e ajudar a reduzi-los:

1. não use sacos de plástico ou biodegradáveis.

Mesmo que sejam biodegradáveis, estes sacos demoram entre 1 e 3 anos a decompor-se. É preferível utilizar sacos de pano que possam ser utilizados vezes sem conta.

2) Beba água da torneira e não água engarrafada.

A melhor maneira de evitar o uso de garrafas de plástico é beber água da torneira. Se a zona onde vive não for segura ou segura para beber, pode utilizar um filtro, um investimento que lhe permitirá poupar dinheiro. Recomendamos também a utilização de garrafas reutilizáveis de aço inoxidável ou de vidro para manter a água fria e levá-la consigo para onde quer que vá.

3. Comprar alimentos a granel

Evite o excesso de embalagens indo aos supermercados que vendem alimentos a granel, utilizando os seus próprios sacos reutilizáveis ou frascos de vidro.

4. Troque os bules de plástico por bules de aço inoxidável ou de vidro.

Guardar e/ou aquecer alimentos em recipientes de plástico pode estar a envenená-lo, uma vez que o aquecimento do plástico liberta substâncias tóxicas.

5. Utilize cosméticos naturais

Evite cosméticos com microesferas de plástico na sua composição. Escolha cosméticos com ingredientes naturais, como argila, cascas de nozes ou sementes.

--

Se não for possível reduzir ainda mais o seu consumo de plástico, lembre-se de reutilizar estes produtos tanto quanto possível e, em último recurso, deite-os fora no recipiente adequado.