San Sebastian, uma das cidades mais românticas do mundo

San Sebastián, una de las ciudades más románticas del mundo

🌿 TIPO DE VIAGEM

Cultura, desporto e gastronomia

🤔 MELHOR ALTURA PARA VIAJAR PARA SAN SEBASTIÁN

JANEIRO: Ao contrário da opinião pública, viajar no inverno não é uma loucura. Em San Sebastian encontrará frio e talvez chuva, mas também poderá desfrutar das suas praias com neve! O melhor: preços mais acessíveis, festivais de inverno (como a Tamborrada, a 19 de janeiro) e a época das casas de sidra, que só termina no final de abril, onde a sidra vem acompanhada de menus especiais.

O QUE FAZER EM SÃO SEBASTIÃO

San Sebastián é uma cidade sedutora e animada, com alma basca e apaixonada pela gastronomia. A Parte Velha de San Sebastián, um conjunto compacto de ruas antigas, oferece os melhores pintxos do País Basco e, se quiseres descobrir novos horizontes culinários, uma boa opção é ir ao bairro de Gros, onde também podes admirar a arquitetura moderna do Kursaal e desfrutar do ambiente de surf da praia de Zurriola. A imponente e elegante Parte Nova é ideal para passear, fazer compras e desfrutar das atracções do vizinho Monte Igueldo.

🌮 NÃO SE PODE DEIXAR SAN SEBASTIÁN SEM PROVAR A MELHOR COMIDA DA CIDADE

A gastronomia basca é reconhecida internacionalmente, especialmente a de San Sebastián, graças aos seus chefs, que a tornaram famosa em todo o mundo. As 18 estrelas Michelin que ostenta são a prova do bom trabalho quotidiano dos artistas culinários de San Sebastián que, com os pés bem assentes na cozinha tradicional basca, souberam inovar e colocar-se na vanguarda da gastronomia mundial. A cozinha basca é ampla e muito variada, e utiliza ingredientes sazonais da mais alta qualidade, tanto do Mar Cantábrico (peixe e marisco) como das hortas e pastagens do interior (legumes, cereais, carnes...). Os pratos mais típicos de Donostia / San Sebastián são quase todos de origem marinha: santola assada, kokotxas de pescada em molho verde, koxkera ou pescada à moda de Donostia, amêijoas em molho de marisco, lulas bebés na sua própria tinta ou dourada assada, bem como os meixões de Aguinaga (atualmente substituídos por substitutos, devido ao preço muito elevado do produto autêntico). Outra das riquezas da gastronomia basca, e especialmente a de San Sebastián, são os seus bares de pintxos, onde se pode encontrar desde a típica fatia de pão com diferentes alimentos até criações de alta cozinha em miniatura. Não deixe de os experimentar com um zurito de cidra ou txacolí.

👁🗨 CURIOSIDADES DE SAN SEBASTIÁN

Diz-se que o primeiro pintxo do norte de Espanha nasceu há mais de sessenta anos. Naquela época, os bares ofereciam aos seus clientes vinho acompanhado de azeitonas, malaguetas e anchovas. Numa ocasião, um dos clientes decidiu experimentar tudo ao mesmo tempo, pelo que colocou os três ingredientes num palito e comeu-os. O resultado foi tão bom que os bares de todo o País Basco começaram a servir este aperitivo. Mais tarde, a combinação de azeitona, malagueta e anchova passou a chamar-se "Gilda", em referência à heroína do filme americano Gilda (1946), em que Rita Hayworth interpretava uma jovem espirituosa, entusiasta e ousada com o mesmo nome. Segundo os bascos, estas são características que correspondem perfeitamente ao sabor de uma espetada que pode ser descrita como "verde, salgada e um pouco picante".

😎 DICA MISS WOOD

San Sebastian transforma-se num cenário de cinema todos os anos em setembro, com estrelas internacionais a chegarem diariamente durante o Festival Internacional de Cinema. Se passear pela cidade durante a Zinemaldia, encontrará a possibilidade de comprar bilhetes em diferentes salas de cinema, sem saber que filmes serão exibidos, mas com a garantia de que serão os filmes mais notáveis e premiados do ano. E para aqueles que simplesmente adoram surpresas, há também a exibição de um filme secreto em que terá de apostar às cegas: um filme cujo título só será revelado quando estiver sentado no seu lugar.

5 LUGARES IMPERDÍVEIS EM SAN SEBASTIÁN

1. PRAIA DE LA CONCHA: Satisfazendo quase todas as expectativas do que deve ser uma praia urbana perfeita, La Concha, em San Sebastian, está entre as melhores da Europa. O passeio marítimo de La Concha é um símbolo da cidade. Quando visitar San Sebastián, não deixe de passear pelo passeio de La Concha, desfrutar do ambiente e das vistas da ilha de Santa Clara e do Golfo da Biscaia. Se ainda tiveres vontade de caminhar quando chegares ao Palácio Miramar, podes continuar até ao Peine del Viento, do outro lado da praia de Ondarreta.

2. SAN TELMO MUSEOA: A principal atração cultural de San Sebastian é este impressionante museu sobre a cultura e a sociedade basca. Algumas exposições podem ser provocadoras, mas são sempre interessantes.

3. AQUÁRIO DE SAN SEBASTIÃO: Para além de uma incrível variedade de peixes, medusas e jardins de corais, o aquário de San Sebastián também oferece uma fascinante exposição sobre os baleeiros bascos. Comece o dia com calma e desfrute de um passeio tranquilo por este oásis no coração da cidade.

4. MONTE IGUELDO: Pode apanhar um antigo funicular até ao topo do Monte Igueldo para ter uma vista panorâmica de San Sebastian. A principal atração no topo é um antigo parque de diversões, inaugurado em 1911, o que faz dele o mais antigo do País Basco. Se decidir entrar, não espere muito dos passeios, pois é um parque pequeno e antigo que já viu dias melhores. Neste caso, o que importa é o encanto do parque, situado num local perfeito. Visite "el Torreón", uma torre que serviu como farol de San Sebastian até à construção de um novo em 1854.

5. TEATRO VICTORIA EUGENIA: O Teatro Victoria Eugenia foi inaugurado em 1912 e caracteriza-se por uma mistura de estilo neo-renascentista e neo-plateresco. Desde a sua abertura, foi palco dos eventos culturais mais importantes da cidade, como o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. Durante o festival, é normal ver celebridades a atravessar a praça, desde o Hotel María Cristina, de cinco estrelas, até à passadeira vermelha do Teatro Victoria Eugenia.

Encha o seu mapa de recordações para as manter sempre presentes. Com o mapa de cortiça de Espanha, pode planear e recordar as suas experiências em pormenor.